Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Britto, Paulo Augusto Pettenuzzo de | - |
dc.contributor.author | Lugon, Amanda Guimarães | - |
dc.identifier.citation | LUGON, Amanda Guimarães. Reação do mercado à divulgação dos principais tratamentos e vacinas da COVID-19: um estudo de eventos. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | No âmbito da teoria da eficiência do mercado, os preços dos ativos refletem as expectativas
dos agentes diante das notícias divulgadas. A partir das informações disponíveis, a eficiência do
mercado subdivide-se em três estágios: fraco, semiforte e forte. Utilizou-se a metodologia de
estudo de eventos para verificar, no estágio semiforte de eficiência, se a divulgação de notícias
acerca dos tratamentos e vacinas contra a Covid-19 foi capaz de gerar expectativas positivas no
mercado, no contexto de incerteza da pandemia do coronavírus. Para constatar o comportamento
do mercado, utilizou-se como amostra o Índice Brasil (IBrX-100), publicado pela B3, e o modelo
de precificação de ativos CAPM. Foram calculados os retornos esperados e comparados com os
retornos de fato observados, a fim de verificar a ocorrência de retorno anormais. Observou-se que
os 6 eventos selecionados e analisados geraram retornos anormais e acumulados significativos.
Entretanto, apenas 50% registraram CAR acima de zero, confirmando parcialmente a hipótese de
pesquisa de que o mercado reagiria positivamente às notícias. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | covid-19 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hipótese dos Mercados Eficientes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mercado financeiro | pt_BR |
dc.title | Reação do mercado à divulgação dos principais tratamentos e vacinas da COVID-19 : um estudo de eventos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-24T14:35:42Z | - |
dc.date.available | 2022-02-24T14:35:42Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30020 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the Efficient Market Hypothesis, asset prices reflect reflect the expectations of economic
agents in the face of available information and this study was based on that presumption. That
information caracterize the efficiency in three stages: weak, semi-strong and strong. With the event
studies method, the research sought to ascertain whether important news in the COVID-19
pandemic chronology brought changes in expectations to the Brazilian market. As it is an advent
that reached several sectors, the Brazil-100 Index, published daily by the Brazilian Stock Exchange
(B3). In this study was used the event study methodology to analyze, in the semi-strong stage of
efficiency, if the news publishing about treatments and vaccines against Covid-19 were able to
create positive expectations in the market, in the context of the coronavirus pandemic. The CAPM
model was used to estimate expected returns in the index. It was observed that there was significant
abnormal returns. However, only 50% registered CAR above zero, confirming the research
hypothesis that the market would react positively to the news. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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