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dc.contributor.advisorBritto, Paulo Augusto Pettenuzzo de-
dc.contributor.authorLugon, Amanda Guimarães-
dc.identifier.citationLUGON, Amanda Guimarães. Reação do mercado à divulgação dos principais tratamentos e vacinas da COVID-19: um estudo de eventos. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.pt_BR
dc.description.abstractNo âmbito da teoria da eficiência do mercado, os preços dos ativos refletem as expectativas dos agentes diante das notícias divulgadas. A partir das informações disponíveis, a eficiência do mercado subdivide-se em três estágios: fraco, semiforte e forte. Utilizou-se a metodologia de estudo de eventos para verificar, no estágio semiforte de eficiência, se a divulgação de notícias acerca dos tratamentos e vacinas contra a Covid-19 foi capaz de gerar expectativas positivas no mercado, no contexto de incerteza da pandemia do coronavírus. Para constatar o comportamento do mercado, utilizou-se como amostra o Índice Brasil (IBrX-100), publicado pela B3, e o modelo de precificação de ativos CAPM. Foram calculados os retornos esperados e comparados com os retornos de fato observados, a fim de verificar a ocorrência de retorno anormais. Observou-se que os 6 eventos selecionados e analisados geraram retornos anormais e acumulados significativos. Entretanto, apenas 50% registraram CAR acima de zero, confirmando parcialmente a hipótese de pesquisa de que o mercado reagiria positivamente às notícias.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordcovid-19pt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordHipótese dos Mercados Eficientespt_BR
dc.subject.keywordMercado financeiropt_BR
dc.titleReação do mercado à divulgação dos principais tratamentos e vacinas da COVID-19 : um estudo de eventospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-24T14:35:42Z-
dc.date.available2022-02-24T14:35:42Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30020-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In the Efficient Market Hypothesis, asset prices reflect reflect the expectations of economic agents in the face of available information and this study was based on that presumption. That information caracterize the efficiency in three stages: weak, semi-strong and strong. With the event studies method, the research sought to ascertain whether important news in the COVID-19 pandemic chronology brought changes in expectations to the Brazilian market. As it is an advent that reached several sectors, the Brazil-100 Index, published daily by the Brazilian Stock Exchange (B3). In this study was used the event study methodology to analyze, in the semi-strong stage of efficiency, if the news publishing about treatments and vaccines against Covid-19 were able to create positive expectations in the market, in the context of the coronavirus pandemic. The CAPM model was used to estimate expected returns in the index. It was observed that there was significant abnormal returns. However, only 50% registered CAR above zero, confirming the research hypothesis that the market would react positively to the news.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



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