Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3001
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ThiagoAntoniodeMello.pdf552,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Material introdutório para a química aplicada à proteção e combate a incêndios : curso técnico profissionalizante em segurança do trabalho
Autor(es): Mello, Thiago Antônio de
Orientador(es): Baptista, Joice de Aguiar
Assunto: Segurança do trabalho
Ensino técnico
Incêndios - prevenção e controle
Ensino profissional
Data de apresentação: 9-Ago-2011
Data de publicação: 27-Fev-2012
Referência: MELLO, Thiago Antônio de. Material introdutório para a química aplicada à proteção e combate a incêndios: curso técnico profissionalizante em segurança do trabalho. 2011. 71 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho traz uma visão geral do desenvolvimento da educação profissionalizante no Brasil, contemplando aspectos de sua origem, importância sócio-econômica e o papel atual na formação profissional de indivíduos com conhecimento humanístico e tecnológico. Focado na formação profissional de alunos do curso técnico em segurança do trabalho, expõe-se a importância da Química para o exercício de suas atribuições no que tange às atividades de proteção e combate a incêndios. São retomados conceitos referentes às reações de combustão e seus desdobramentos para classificação de incêndios e conseqüente tomada de decisão quanto aos métodos eficientes de extinção de incêndios por meio de agentes extintores. Em análise contextual ao quadro atual enfrentado por alunos e professores de cursos técnicos em segurança do trabalho, em que são descritas dificuldades e limitações das mais diversas naturezas, apresenta-se uma proposta de material didático introdutório específico para a Química aplicada à proteção e combate a incêndios. A estruturação do material didático é baseada na construção do conhecimento por meio da realização de experimentos de fácil execução, por meio dos quais o professor pode solidificar conceitos químicos que servirão de suporte para a continuidade do componente curricular ao adentrar no campo técnico-normativo exigido.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.08.TCC.3001
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons