Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30019
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_VilmaMachadoPinto_tcc.pdf1,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Contabilidade rural : uma análise da percepção dos alunos de Ciências Contábeis sobre a mensuração de ativos biológicos e do nível de capacitação dos mesmos
Autor(es): Pinto, Vilma Machado
Orientador(es): Alcântara, Lucas Teles de
Assunto: Contabilidade agrícola
Agronegócios
Produtos agrícolas
Data de apresentação: 29-Out-2021
Data de publicação: 24-Fev-2022
Referência: PINTO, Vilma Machado. Contabilidade rural: uma análise da percepção dos alunos de Ciências Contábeis sobre a mensuração de ativos biológicos e do nível de capacitação dos mesmos. 2021. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A contabilidade rural, em especial os ativos biológicos, tem ganhado destaque nos últimos anos devido ao protagonismo do agronegócio no Brasil e de suas dificuldades relacionadas a sua mensuração e contabilização, tendo em vista suas particularidades. Este estudo apresenta o seguinte objetivo: analisar a percepção dos estudantes sobre a forma mais adequada de mensuração dos ativos biológicos, produtos derivados e o seu nível de conhecimento da contabilidade rural, considerando a necessidade de conhecimento especializado sobre o tema. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado a 42 estudantes de ciências contábeis e analisados por meio de estatísticas descritivas. No que tange a mensuração a maioria dos alunos apontou o valor justo como a forma mais adequada de mensuração dos produtos agrícolas e dos animais de corte e o custo histórico como a mensuração mais adequada para as culturas permanentes, temporárias, e animais produtores de leite. E sobre o nível de conhecimento, a maioria não se sente capacitado para realizar consultorias contábeis na área rural, demonstrando a necessidade de capacitação para prestar serviços. Este estudo demonstra a carência de capacitação aos alunos e a relevância de pesquisas relacionadas a mensuração de ativos biológicos e o nível de capacitação dos alunos.
Abstract: Rural accounting, especially biological assets, has gained prominence in recent years due to the leading role of agribusiness in Brazil and its difficulties related to its measurement and accounting, in view of its particularities. This study has the following objective: to analyze the perception of students about the most appropriate way to measure biological assets, derived products and their level of knowledge of rural accounting, considering the need for specialized knowledge on the subject. Data were collected through a questionnaire applied to 42 studies of accounting sciences and analyzed using descriptive statistics. With regard to measurement, most students pointed out fair value as the most appropriate way to measure agricultural products and beef animals, and historical cost as the most appropriate measurement for permanent and temporary crops and dairy animals. And about the level of knowledge, most do not feel qualified to carry out accounting consultancy in rural areas, demonstrating the need for training to provide services. This study demonstrates the lack of training for students and the relevance of research related to the measurement of biological assets and the level of training of students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.