Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Avanzi, Maria Rita | - |
dc.contributor.author | Castro, Isabela Bezerra de | - |
dc.contributor.author | Leite, Milena da Silva | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Isabela Bezerra de; LEITE, Maria Rita. Perspectivas sobre a contribuição do trote ecológico para a formação de professores de Ciências e Biologia da Universidade de Brasília. 2021. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A formação docente é ampla, perpassa por diversos aspectos do indivíduo em formação e do
coletivo onde este está inserido e compreende diversos espaços de educação, dentre os quais
estão os espaços de educação não formal. Este trabalho é um estudo de caso sobre o trote
universitário intitulado Trote Ecológico (TROTECO), um projeto de educação não formal,
organizado por estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília
(UnB). Nele busca-se compreender o papel desse projeto na formação docente, segundo a
visão dos próprios organizadores. Para isso, um questionário exploratório foi aplicado e com
base nas respostas obtidas quatro organizadores foram selecionados para participarem de uma
entrevista narrativa, com o intuito de compreender suas perspectivas acerca das contribuições
do TROTECO para suas formações. Para a análise das respostas do questionário e das
narrativas geradas foram utilizadas seis categorias: histórico do Trote Ecológico; prática
docente; aprendizagem e trabalho coletivo; planejamento e adaptação; afetividade e
subjetividade; e trote universitário. Com base nos resultados obtidos, compreende-se o
TROTECO como um potencializador da formação docente dos estudantes do curso de
Ciências Biológicas da UnB. Por meio desse projeto os estudantes desenvolvem habilidades
pertinentes à prática docente, maior autonomia e uma rede social e afetiva que pode colaborar
com sua formação. Além disso, sugere-se que o TROTECO colabora para ressignificar o
contexto violento em que se enquadram os trotes universitários. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação não-formal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.title | Perspectivas sobre a contribuição do trote ecológico para a formação de professores de Ciências e Biologia da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-24T11:11:55Z | - |
dc.date.available | 2022-02-24T11:11:55Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30005 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Teacher training is broad, it goes through several aspects of the individual in training and the
collective where they are inserted and comprises several spaces of education, among which
are the non-formal education spaces. This paper is a case study about the university hazing
named Trote Ecológico (TROTECO), a non-formal education project organized by students
from the Biological Sciences major at the University of Brasília (UnB). It seeks to understand
the role of this project in teacher training, according to the vision of the organizers
themselves. For this, an exploratory questionnaire was applied and based on the answers
obtained, four organizers were selected to participate in a narrative interview, in order to
understand their perspectives about the contributions of TROTECO to their education. For the
analysis of the questionnaire answers and the narratives generated, 6 categories were used:
TROTECO hazing history; teaching practice; learning and collective work; planning and
adaptation; affectivity and subjectivity; and university hazing. Based on the analysis of the
results obtained, the TROTECO is understood as a potentializer of the teaching formation of
the students from the Biological Sciences major at UnB, through this project the students
develop relevant skills to the teaching practice, more autonomy and a social and affective
network that can collaborate with their formation. Moreover, it is suggested that the
TROTECO collaborates to give a new meaning to the violent context in which university
hazing is framed. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|