Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30000
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_DanielGomesDosReis_tcc.pdf13,64 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Um desenho que se desvela : desmistificando imaginários de genialidade em busca da visualização do processo nos bastidores da imagem
Autor(es): Reis, Daniel Gomes dos
Orientador(es): Caixeta, Ana Paula Aparecida
Assunto: Desenho
Desenho (Projetos)
Desenho - estudo e ensino
Imaginário coletivo
Processo criativo
Imagens, ilustrações, etc.
Data de apresentação: 9-Dez-2019
Data de publicação: 23-Fev-2022
Referência: REIS, Daniel Gomes dos. Um desenho que se desvela: desmistificando imaginários de genialidade em busca da visualização do processo nos bastidores da imagem. 2019. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho irá discutir a respeito do desenhista em construção e sua relação com o seu processo de produção, conforme observações feitas em minha prática docente. Investigará bloqueios latentes especialmente por parte de desenhistas iniciantes ou aspirantes leigos em relação ao desenho, desvelando as origens e meios de perpetuação desses bloqueios em sala de aula . Irá tratar de crenças e imaginários coletivos que perpassam esse sujeito. Isto é, imaginários esses que associam o artista e o fazer artístico tão unicamente ao espaço do talento intransponível ou do estereótipo de genialidade. A partir desse ponto, irá explorar estratégias e meios hábeis que visem a desmistificação de tais crenças. Para isso, analisará o desenho a partir dos seus elementos constituintes. Afim de demonstrar a possibilidade de engajamento nesta prática independente de talentos natos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.