Título: | Trilhas ecológicas como estratégias de ensino de ecologia : uma experiência com a trilha do Sítio Geranium no Distrito Federal |
Autor(es): | Sena, Gustavo Teles Vilar de Lopes, Ígor Santos |
Orientador(es): | Russo, Cristiane Rodrigues Menezes |
Assunto: | Ecologia Ciências - estudo e ensino Educação ambiental |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 22-Fev-2022 |
Referência: | SENA, Gustavo Teles Vilar de; LOPES, Ígor Santos. Trilhas ecológicas como estratégias de ensino de ecologia: uma experiência com a trilha do Sítio Geranium no Distrito Federal. 2021. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O ensino tradicional de Ciências, na maioria das vezes, se dá de forma
fragmentada e descontextualizada, não retratando como o mundo é de maneira real.
Além disso, aulas unicamente expositivas não são suficientes para incitar os
variados fatores cognitivos responsáveis pela aprendizagem humana, contribuindo
para a desmotivação na aquisição de conhecimento. Levando em consideração
essas questões, utilizamos um espaço não formal, a trilha do Sítio Geranium, para
investigar as vantagens de se utilizar trilhas ecológicas como estratégia de ensino
de ecologia, a fim de estimular elementos como emoção, percepção e inteligência; e
conciliar Educação Ambiental Crítica com os conteúdos programáticos propostos
pelo Currículo em Movimento. Realizamos uma pesquisa-intervenção, pela qual
adaptamos o roteiro do Sítio Geranium, aplicamos e o avaliamos com duas turmas
do Ensino Fundamental II, considerando as reações dos alunos utilizando o caderno
de campo e as falas das professoras por meio de entrevista semiestruturada. Foi
possível observar que a trilha é uma estratégia que favorece a aprendizagem
quando utilizada de forma conjunta com o trabalho de sala de aula, como uma
abordagem diferente que influencia positivamente na forma de aprender; além de
facilitar a contextualização dos conteúdos programáticos com os problemas
socioambientais, contribuindo na formação de um sujeito ecológico. |
Abstract: | Traditional Science teaching usually takes place in a fragmented and
decontextualized way, not portraying the real world as it is. In addition, purely
expositive classes are not enough to instigate the various cognitive factors
responsible for human learning, contributing to demotivation in acquiring knowledge.
Taking under consideration these aspects, we used a non-formal environment - the
Geranium Farm - to investigate the benefits of ecological trails as an Ecology
teaching strategy, to stimulate elements such as emotion, perception and
intelligence; and conciliate Critical Environmental Education with the syllabus
proposed by the Curriculum in Motion. We developed an intervention research
through which we adapted the Geranium Farm trail’s script, applied it and evaluated
it with two Middle School classes considering the students’ reactions using a field
notebook and the teachers’ statements through semi-structured interviewing. It was
possible to observe that the trail is a strategy that favors learning when used
combined with classroom teaching as a different approach that positively influences
the way of learning besides making it easier to contextualize the syllabus with
social-environmental issues, helping to shape an ecological person. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.