Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29996
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JoelsonXavier_MarceloChavesJunior_tcc.pdf472,7 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMenezes, João Paulo Cunha de-
dc.contributor.authorXavier, Joelson da Silva-
dc.contributor.authorChaves Junior, Marcelo Alves da Silva-
dc.identifier.citationXAVIER, Joelson da Silva; CHAVES JUNIOR, Marcelo Alves da Silva. Os desafios do estágio supervisionado remoto em tempos de pandemia. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA pandemia causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2) trouxe impactos econômicos, sociais, políticos e culturais no Brasil e no mundo, e, sua rápida progressão em curto prazo fez com que a sociedade se reinventasse em diversas áreas. No âmbito da educação, o ensino acadêmico apresentou limitações e possibilidades durante esse período pandêmico na transição de aulas presenciais para o ensino remoto emergencial (ERE). Essa situação trouxe à tona o debate de como o ensino remoto pode afetar a formação profissional dos acadêmicos. No presente trabalho, foram consultados alunos de licenciatura do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UNB), por meio de uma pesquisa qualitativa na plataforma do Google Formulários, contendo uma pergunta discursiva e uma escala likert sobre o tema proposto. A partir das respostas dos acadêmicos, foi analisado que os principais desafios vivenciados pelos estagiários foram: a instabilidade emocional; a insegurança; a falta de conhecimentos no manuseio de plataformas digitais; a falta de interesse e de interação com os estudantes da educação básica; a alteração da rotina, tendo que dividir sua atenção entre afazeres domésticos e o planejamento de aulas; o tempo reduzido das aulas; e o grande teor burocrático do estágio. Esse resultado, evidencia que os estagiários tiveram que lidar com vários desafios, que podem comprometer o seu aprendizado ou oportunizar a eles experiências enriquecedoras, que os auxiliem a adquirir novas habilidades e conhecimentos, sendo importante em sua formação. Por fim, esses achados ajudam a compreender os desafios que os estagiários vivenciaram, e podem ajudar outros estudos a pensarem em medidas para que tais problemáticas sejam amenizadas ou solucionadas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordEnsino remotopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.titleOs desafios do estágio supervisionado remoto em tempos de pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-22T14:26:53Z-
dc.date.available2022-02-22T14:26:53Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29996-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The pandemic caused by the coronavirus (SARS-CoV-2) brought economic, social, political and cultural impacts in Brazil and in the world, and its rapid progression in the short term caused society to reinvent itself in several areas. In the field of education, academic teaching presented limitations and possibilities during this pandemic period in the transition from face-to-face classes to emergency remote teaching (ERE). This situation brought to light the debate on how remote learning can affect the professional training of academics. In the present work, undergraduate students from the Biological Sciences course at the University of Brasília (UNB) were consulted through qualitative research on the Google Forms platform, containing a discursive question and a Likert scale on the proposed topic. Based on the students' answers, it was analyzed that the main challenges experienced by the interns were: emotional instability; insecurity; the lack of knowledge in handling digital platforms; the lack of interest and interaction with basic education students; changing the routine, having to divide their attention between household chores and class planning; the reduced time of classes; and the great bureaucratic content of the internship. This result shows that the interns had to deal with several challenges that can compromise their learning or provide them with enriching experiences that help them acquire new skills and knowledge, which is important in their training. Finally, these findings help to understand the challenges that the interns experienced and can help other studies to think of measures to alleviate or solve these problems.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.