Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Menezes, João Paulo Cunha de | - |
dc.contributor.author | Xavier, Joelson da Silva | - |
dc.contributor.author | Chaves Junior, Marcelo Alves da Silva | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, Joelson da Silva; CHAVES JUNIOR, Marcelo Alves da Silva. Os desafios do estágio supervisionado remoto em tempos de pandemia. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pandemia causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2) trouxe impactos econômicos, sociais,
políticos e culturais no Brasil e no mundo, e, sua rápida progressão em curto prazo fez com que
a sociedade se reinventasse em diversas áreas. No âmbito da educação, o ensino acadêmico
apresentou limitações e possibilidades durante esse período pandêmico na transição de aulas
presenciais para o ensino remoto emergencial (ERE). Essa situação trouxe à tona o debate de
como o ensino remoto pode afetar a formação profissional dos acadêmicos. No presente
trabalho, foram consultados alunos de licenciatura do curso de Ciências Biológicas da
Universidade de Brasília (UNB), por meio de uma pesquisa qualitativa na plataforma do Google
Formulários, contendo uma pergunta discursiva e uma escala likert sobre o tema proposto. A
partir das respostas dos acadêmicos, foi analisado que os principais desafios vivenciados pelos
estagiários foram: a instabilidade emocional; a insegurança; a falta de conhecimentos no
manuseio de plataformas digitais; a falta de interesse e de interação com os estudantes da
educação básica; a alteração da rotina, tendo que dividir sua atenção entre afazeres domésticos
e o planejamento de aulas; o tempo reduzido das aulas; e o grande teor burocrático do estágio.
Esse resultado, evidencia que os estagiários tiveram que lidar com vários desafios, que podem
comprometer o seu aprendizado ou oportunizar a eles experiências enriquecedoras, que os
auxiliem a adquirir novas habilidades e conhecimentos, sendo importante em sua formação. Por
fim, esses achados ajudam a compreender os desafios que os estagiários vivenciaram, e podem
ajudar outros estudos a pensarem em medidas para que tais problemáticas sejam amenizadas
ou solucionadas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Os desafios do estágio supervisionado remoto em tempos de pandemia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-22T14:26:53Z | - |
dc.date.available | 2022-02-22T14:26:53Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29996 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The pandemic caused by the coronavirus (SARS-CoV-2) brought economic, social, political
and cultural impacts in Brazil and in the world, and its rapid progression in the short term caused
society to reinvent itself in several areas. In the field of education, academic teaching presented
limitations and possibilities during this pandemic period in the transition from face-to-face
classes to emergency remote teaching (ERE). This situation brought to light the debate on how
remote learning can affect the professional training of academics. In the present work,
undergraduate students from the Biological Sciences course at the University of Brasília (UNB)
were consulted through qualitative research on the Google Forms platform, containing a
discursive question and a Likert scale on the proposed topic. Based on the students' answers, it
was analyzed that the main challenges experienced by the interns were: emotional instability;
insecurity; the lack of knowledge in handling digital platforms; the lack of interest and
interaction with basic education students; changing the routine, having to divide their attention
between household chores and class planning; the reduced time of classes; and the great
bureaucratic content of the internship. This result shows that the interns had to deal with several
challenges that can compromise their learning or provide them with enriching experiences that
help them acquire new skills and knowledge, which is important in their training. Finally, these
findings help to understand the challenges that the interns experienced and can help other
studies to think of measures to alleviate or solve these problems. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|