Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Menezes, João Paulo Cunha de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Caio Vitor Sales Lima de | - |
dc.contributor.author | Santos Junior, Rogério Alves dos | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Caio Vitor Sales Lima de; SANTOS JUNIOR, Rogério Alves dos. Sequência didática como uma alternativa para o ensino de Ecologia por meio da construção de um hotel de insetos. 2021. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Ciências e Biologia ainda apresenta inúmeras defasagens quanto ao
modo como são ministrados nas escolas. As aulas ainda são lecionadas no modelo
tradicional de ensino, onde o professor é detentor do conhecimento e esse transmite
aos estudantes, sem explorar elementos que cativem e estimulem mais o interesse
pelo conteúdo. Não seria diferente para o ensino de Ecologia, mais particularmente a
temática Relações Ecológicas, a qual permite ser estudada de várias formas que
possibilitem tornar os estudantes ativos no processo de ensino-aprendizado. Assim,
revelando caminhos possíveis para superação desse problema, o presente trabalho
tem como objetivo propor aos professores da educação básica de ensino o uso de
uma sequência didática para ensinar ecologia por meio da construção de um hotel de
insetos. Foi desenvolvido, pelos autores do trabalho, uma sequência didática com três
momentos, os quais abordam as Relações Ecológicas e passo-a-passo para
construção do Hotel de Insetos. Para examinar se a proposta poderia ser aplicada na
escola foi submetido um questionário para professores de Biologia do Ensino Médio,
os quais responderam onze perguntas. Foi possível observar, por meio da resposta
dos educadores, que a sequência didática construída pode ser um facilitador no
processo ensino-aprendizagem dos estudantes, além de estar afinado ao Novo
Currículo do Novo Ensino Médio. Sendo assim, esse estudo revelou que a Sequência
Didática elaborada é uma ótima ferramenta a ser usada na escola, com o plano de
permitir uma melhor organização no desenvolvimento no processo de aprendizagem
na educação básica por associar a teoria à prática, permitindo que os estudantes
compreendam melhor os conteúdos ministrados e adquirirem uma maior conexão
com os insetos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática de ensino - biologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ecologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inseto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Sequência didática como uma alternativa para o ensino de Ecologia por meio da construção de um hotel de insetos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-22T14:10:47Z | - |
dc.date.available | 2022-02-22T14:10:47Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29994 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Science and Biology teaching still has many deficiencies in the way these subjects are
taught in schools. The classes are still taught in the traditional teaching model, where
the teacher is the owner of the knowledge and transmits it to the students, without
exploring elements that attract and encourage more interest in the content. There is
no difference for the study of Ecology, more particularly ecological relationships, which
can be studied in various ways that make it possible to involve students more in the
teaching-learning process. Aiming at this issue and showing the possibilities of
overcoming the problem of mostly expository classes, this research seeks to propose
the use of a Didactic Sequence to teach Ecology through the construction of an Insect
Hotel. The authors of the project developed a didactic sequence with three moments,
which address the Ecological Relationships and a step-by-step for the construction of
the Insect Hotel. To examine if this proposal could be applied at school, a
questionnaire was submitted to high school biology teachers, which responded to
eleven questions. It was observed, through the educators' answers, that the didactic
sequence developed can be a facilitator in the teaching-learning process of the
students, as well as being in tune with the New High School Curriculum. Thus, this
study revealed that the developed Teaching Sequence is a great tool to be used in
school, with the plan to allow a better organization in the development of the learning
process in basic education by associating theory to practice, allowing students to
better understand the content taught and acquire a greater connection with insects. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|