Título: | Reformas curriculares e ensino de Ciências e Biologia : o que dizem professores(as) da rede pública de educação básica |
Autor(es): | Lisboa, Caroline Almeida Braga, Isabela Carolina Silva Vieira |
Orientador(es): | Liporini, Thalita Quatrocchio |
Assunto: | Ensino médio Prática de ensino - biologia Professores - prática profissional Prática de ensino - ciências |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 22-Fev-2022 |
Referência: | LISBOA, Caroline Almeida; BRAGA, Isabela Carolina Silva Vieira. Reformas curriculares e ensino de Ciências e Biologia: o que dizem professores(as) da rede pública de educação básica. 2021. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Nos últimos anos, a educação básica brasileira experienciou a implementação da Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) e dos novos currículos estaduais. Apesar de documentos
curriculares serem importantes norteadores da prática docente, o contexto político nacional no
qual estes documentos foram criados levantam questionamentos sobre os impactos negativos
que currículos esvaziados e pragmáticos podem trazer à prática docente. O objetivo geral deste
trabalho foi identificar e analisar a concepção de professores de Ciências e Biologia das escolas
públicas do Brasil sobre as reformas curriculares que ocorreram nos últimos anos, que inclui a
implementação da BNCC, seu desdobramento nos currículos escolares estaduais e municipais
e a Reforma do Ensino Médio. Para tal, disponibilizamos questionário on-line para professores
de Ciências e Biologia. Obtivemos respostas de professores dos estados do Ceará, Mato
Grosso, Minas Gerais, Distrito Federal e São Paulo. Com base nas respostas obtidas, pôde-se
perceber que a maioria dos participantes dessa pesquisa, apesar de conseguirem descrever
características destes documentos, não dimensionam os contextos político e social nos quais
estes foram criados, e tampouco as consequências que sua implementação pode trazer para o
ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia. Conclui-se que é fundamental que o docente
saiba avaliar os contextos político e social nos quais estes documentos foram produzidos e o
que está por trás dessas reformas: um ensino pragmático, tecnicista e utilitário, que não dá
chance de ascensão para a classe trabalhadora. |
Abstract: | In recent years, basic education in Brazil has experienced the implementation of the Common
National Curriculum Basis (BNCC) and the reformulation of local curricula for each Brazilian
state. Although curriculum documents are important guides for pedagogical practice, the
national political context in which these documents were created raise questions about the
negative impacts that empty and pragmatic curricula can bring to pedagogical practice. The
objective of this work was to identify and analyze the conception of Science and Biology
teachers of public schools in Brazil about the curricular reforms that have taken place in recent
years, which includes the implementation of the Common National Curriculum Basis (BNCC).
To achieve this, we provide an online questionnaire for Science and Biology teachers. We
obtained responses from teachers from the states of Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Distrito
Federal and São Paulo. Based on the responses obtained, it was found that the majority of the
participants of this research, despite being able to describe characteristics of these documents,
do not dimension the political and social contexts in which they were created. It is concluded
that it is essential that teachers know the political and social contexts in which these documents
were produced, how they can affect the student’s learning and what is behind these reforms: a
pragmatic, technical and utilitarian teaching, which does not benefit the working class. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2020. |
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Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
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