Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Russo, Cristiane Rodrigues Menezes | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Caio Campelo | - |
dc.contributor.author | Portela, Vitor Hugo Almeida | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Caio Campelo; PORTELA, Vitor Hugo Almeida. Avaliação do potencial pedagógico de trilha interpretativa no ensino de ecologia na perspectiva da aprendizagem significativa por professores(as) da educação básica do Distrito Federal. 2021. 122 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O tema mudanças climáticas tornou-se evidente nas últimas décadas devido aos
impactos ambientais advindos das ações antrópicas, que levam ao aumento da emissão dos
gases de efeito estufa (GEEs). Tais mudanças intensificaram o aquecimento global e
alteraram o clima do planeta. Para compreender essas mudanças, torna-se necessário entender
o ciclo do carbono, seus mecanismos e impactos para a vida na Terra, demonstrando a
importância de se buscar novas alternativas para o ensino de ecologia na Educação Básica. A
partir de uma intervenção pedagógica, com base na pesquisa qualitativa e à luz da teoria da
aprendizagem significativa, o presente estudo avaliou o potencial pedagógico de uma trilha
interpretativa sobre o ciclo do carbono e as mudanças climáticas em ambiente não formal,
através da elaboração de um roteiro didático. Os resultados foram obtidos por meio de um
questionário do Google formulários dividido em três seções. A primeira seção teve como
finalidade averiguar a formação do participante e o tempo de atuação na Educação Básica, na
segunda seção, avaliou-se quais materiais de apoio e as estratégias metodológicas são
utilizadas pelos educadores, e a terceira seção teve o intuito de avaliar o roteiro. Com a
participação de seis professores(as) da Educação Básica do Distrito Federal formados de um a
mais de 20 anos, nota-se que os recursos mais utilizados por eles na elaboração do
planejamento das suas aulas são artigos científicos, internet e livros didáticos e as estratégias
metodológicas seguem padrões de um ensino tradicional, predominantemente com aulas
expositivas e dialogadas. O roteiro elaborado para trilha interpretativa, possui potencial para a
aprendizagem significativa, podendo ele ser utilizado antes, durante e depois da realização da
trilha. A realização de trilhas interpretativas em ambiente não formal de ensino possibilita não
só a transmissão de conhecimentos científicos, mas também a sensibilização e reflexão por
parte dos estudantes, além de contribuir para a motivação deles no processo de
ensino-aprendizagem. Há poucos estudos disponíveis na literatura sobre as mudanças
climáticas no campo educacional, entender essas mudanças atrelado ao ciclo do carbono no
ensino de ecologia se tornam fundamentais para a mitigação dos impactos ambientais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mudanças climáticas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Carbono | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ecologia | pt_BR |
dc.title | Avaliação do potencial pedagógico de trilha interpretativa no ensino de ecologia na perspectiva da aprendizagem significativa por professores(as) da educação básica do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-22T13:40:09Z | - |
dc.date.available | 2022-02-22T13:40:09Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29991 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Carrilho, Luciana Carvalho | - |
dc.description.abstract1 | The climate change theme has become evident in recent decades due to the environmental
impacts arising from anthropic actions, which lead to an increase in the emission of
greenhouse gases (GHGs). Such changes have intensified global warming and altered the
planet's climate. To understand these changes, it is necessary to understand the carbon cycle,
its mechanisms and impacts on life on Earth, demonstrating the importance of seeking new
alternatives for teaching ecology in Basic Education. From a pedagogical intervention, based
on qualitative research and in the light of the meaningful learning theory, this study evaluated
the pedagogical potential of an interpretive trail on the carbon cycle and climate change in a
non-formal environment, through the elaboration of a didactic script. The results were
obtained through a Google forms questionnaire divided into three sections. The first section
aimed to investigate the participant's training and the length of experience in Basic Education,
in the second section, it was evaluated which support materials and methodological strategies
are used by educators, and the third section aimed to assess the road map. With the
participation of six teachers of Basic Education from the Federal District, graduated from one
to more than 20 years, it is noted that the resources most used by them in the preparation of
the planning of their classes are scientific articles, internet and textbooks and the
methodological strategies follow traditional teaching patterns, predominantly with expository
and dialogued classes. The script prepared for the interpretive trail has the potential for
significant learning, and it can be used before, during and after the completion of the trail.
Conducting interpretive trails in a non-formal teaching environment not only enables the
transmission of scientific knowledge, but also awareness and reflection on the part of
students, in addition to contributing to their motivation in the teaching-learning process.
There are few studies available in the literature on climate change in the educational field,
understanding these changes linked to the carbon cycle in ecology education becomes
fundamental for the mitigation of environmental impacts. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
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