Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29991
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_CaioFerreira_VitorHugoPortela_tcc.pdf31,7 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRusso, Cristiane Rodrigues Menezes-
dc.contributor.authorFerreira, Caio Campelo-
dc.contributor.authorPortela, Vitor Hugo Almeida-
dc.identifier.citationFERREIRA, Caio Campelo; PORTELA, Vitor Hugo Almeida. Avaliação do potencial pedagógico de trilha interpretativa no ensino de ecologia na perspectiva da aprendizagem significativa por professores(as) da educação básica do Distrito Federal. 2021. 122 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO tema mudanças climáticas tornou-se evidente nas últimas décadas devido aos impactos ambientais advindos das ações antrópicas, que levam ao aumento da emissão dos gases de efeito estufa (GEEs). Tais mudanças intensificaram o aquecimento global e alteraram o clima do planeta. Para compreender essas mudanças, torna-se necessário entender o ciclo do carbono, seus mecanismos e impactos para a vida na Terra, demonstrando a importância de se buscar novas alternativas para o ensino de ecologia na Educação Básica. A partir de uma intervenção pedagógica, com base na pesquisa qualitativa e à luz da teoria da aprendizagem significativa, o presente estudo avaliou o potencial pedagógico de uma trilha interpretativa sobre o ciclo do carbono e as mudanças climáticas em ambiente não formal, através da elaboração de um roteiro didático. Os resultados foram obtidos por meio de um questionário do Google formulários dividido em três seções. A primeira seção teve como finalidade averiguar a formação do participante e o tempo de atuação na Educação Básica, na segunda seção, avaliou-se quais materiais de apoio e as estratégias metodológicas são utilizadas pelos educadores, e a terceira seção teve o intuito de avaliar o roteiro. Com a participação de seis professores(as) da Educação Básica do Distrito Federal formados de um a mais de 20 anos, nota-se que os recursos mais utilizados por eles na elaboração do planejamento das suas aulas são artigos científicos, internet e livros didáticos e as estratégias metodológicas seguem padrões de um ensino tradicional, predominantemente com aulas expositivas e dialogadas. O roteiro elaborado para trilha interpretativa, possui potencial para a aprendizagem significativa, podendo ele ser utilizado antes, durante e depois da realização da trilha. A realização de trilhas interpretativas em ambiente não formal de ensino possibilita não só a transmissão de conhecimentos científicos, mas também a sensibilização e reflexão por parte dos estudantes, além de contribuir para a motivação deles no processo de ensino-aprendizagem. Há poucos estudos disponíveis na literatura sobre as mudanças climáticas no campo educacional, entender essas mudanças atrelado ao ciclo do carbono no ensino de ecologia se tornam fundamentais para a mitigação dos impactos ambientais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordMudanças climáticaspt_BR
dc.subject.keywordCarbonopt_BR
dc.subject.keywordEcologiapt_BR
dc.titleAvaliação do potencial pedagógico de trilha interpretativa no ensino de ecologia na perspectiva da aprendizagem significativa por professores(as) da educação básica do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-22T13:40:09Z-
dc.date.available2022-02-22T13:40:09Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29991-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoCarrilho, Luciana Carvalho-
dc.description.abstract1The climate change theme has become evident in recent decades due to the environmental impacts arising from anthropic actions, which lead to an increase in the emission of greenhouse gases (GHGs). Such changes have intensified global warming and altered the planet's climate. To understand these changes, it is necessary to understand the carbon cycle, its mechanisms and impacts on life on Earth, demonstrating the importance of seeking new alternatives for teaching ecology in Basic Education. From a pedagogical intervention, based on qualitative research and in the light of the meaningful learning theory, this study evaluated the pedagogical potential of an interpretive trail on the carbon cycle and climate change in a non-formal environment, through the elaboration of a didactic script. The results were obtained through a Google forms questionnaire divided into three sections. The first section aimed to investigate the participant's training and the length of experience in Basic Education, in the second section, it was evaluated which support materials and methodological strategies are used by educators, and the third section aimed to assess the road map. With the participation of six teachers of Basic Education from the Federal District, graduated from one to more than 20 years, it is noted that the resources most used by them in the preparation of the planning of their classes are scientific articles, internet and textbooks and the methodological strategies follow traditional teaching patterns, predominantly with expository and dialogued classes. The script prepared for the interpretive trail has the potential for significant learning, and it can be used before, during and after the completion of the trail. Conducting interpretive trails in a non-formal teaching environment not only enables the transmission of scientific knowledge, but also awareness and reflection on the part of students, in addition to contributing to their motivation in the teaching-learning process. There are few studies available in the literature on climate change in the educational field, understanding these changes linked to the carbon cycle in ecology education becomes fundamental for the mitigation of environmental impacts.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.