Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2998
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JoseJoaoAlves.pdf411,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade de vida dos trabalhadores aposentados da Administração Central da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT
Autor(es): Alves, Jose João
Orientador(es): Paschoal, Tatiane
Assunto: Aposentadoria
Qualidade de vida no trabalho
Remunerações extra-salariais
Data de apresentação: 26-Nov-2011
Data de publicação: 27-Fev-2012
Referência: ALVES, Jose João. Qualidade de vida dos trabalhadores aposentados da Administração Central da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT. 2011. 31 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A presente pesquisa avaliou a importância dos benefícios concedidos pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, Administração Central, para os seus aposentados e, ainda, entender os motivos pelos quais eles continuam na ativa, mesmo depois de cumpridos todos os prazos legais e de obter todas as vantagens e benefícios para um desligamento sem perdas significativas. Trata-se de um estudo quali-quantitativo que observou e a analisou 25 aposentados, ainda na ativa, de ambos os sexos, com idade variando de 55 a 66 anos, ocupantes ou não de cargo de chefia. Os resultados revelaram que a grande maioria considera os benefícios que continuarão recebendo, após se desligarem, como importantes e suficientes para manter sua qualidade de vida e de seus familiares. Foi observado, também, que a maioria dos pesquisados desejam requerer seu desligamento, mas sempre encontram alguma justificativa para não requerer a aposentadoria. Embora a literatura mostre que o homem tem aversão ao trabalho e o evita quando possível, para os empregados aposentados da organização pesquisada, essa premissa não se confirmou. Contudo, sugere-se que, para futuros estudos, essa questão seja aprofundada, assim como a necessidade de implantação de programas de preparação para aposentadoria nas organizações, visto que o presente trabalho verificou uma tendência no sentido de os empregados aposentados não estarem prontos para saírem da ativa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons