Título: | Educação ambiental como instrumento de alteração política, social e ambiental em mundo de mudanças climáticas e crises socioambientais |
Autor(es): | Lopes, Márcio Torres |
Orientador(es): | Biali, Leonardo Job |
Assunto: | Preservação ambiental Educação ambiental Conservação da natureza |
Data de apresentação: | 29-Out-2021 |
Data de publicação: | 21-Fev-2022 |
Referência: | LOPES, Márcio Torres. Educação ambiental como instrumento de alteração política, social e ambiental em mundo de mudanças climáticas e crises socioambientais. 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Dentro de um contexto de mudanças climáticas e crise socioambiental, a Educação Ambiental
desponta como um possível processo para modificar as bases políticas, sociais e econômicas do
mundo atual, mas é preciso entender seu processo de gênese, o que é mudanças climáticas e
seus impactos na sociedade em geral, porque essas mudanças podem agravar a crise
socioambiental, e qual vertente educacional é a mais ideal para provocar mudanças estruturais.
O objetivo deste trabalho é mostrar que a EA é objeto transformador preponderante na alteração
da sociedade frente as mudanças climáticas e a crise socioambiental. Foi realizada uma pesquisa
exploratória de 39 documentos referencias buscados nos diferentes mecanismos de buscas
como Google Acadêmico, Scielo, sites das Universidades e de Revistas Cientificas. As
conclusões deste trabalho é que a Educação Ambiental é sim instrumento essencial para trazer
mudanças socais, políticas e ambientais, e que a vertente crítica é a mais adequada para provocar
estas mudanças. Mas ainda há muito o que evoluir nesse sentido, pois a Educação Ambiental
vigente atualmente, não se adequa aos anseios de mudança estrutural que se faz necessária neste
mundo de crise social e ambiental, que são agravadas pelas mudanças climáticas. |
Abstract: | Within a context of climate change and socio-environmental crisis, Environmental Education
emerges as a possible process to change the political, social, and economic bases of the world
today, but it is necessary to understand its genesis process, what climate change is and its
impacts on society in general and why these changes can aggravate the socio-environmental
crisis, and which educational aspect is the most ideal for bringing about structural changes. The
objective of this work is to show that Environmental Education is a preponderant transforming
object in the change of society in the face of climate change and socio-environmental crisis,
through the exploratory research of 39 reference documents searched in different search engines
such as Google Scholar, Scielo, websites of Universities and Scientific Journals. The
conclusions of this work are that Environmental Education is indeed an essential instrument to
bring social, political and environmental changes, and that the critical aspect is the most
adequate to provoke structural changes, but that there is still a lot to evolve in this direction,
because the Environmental Education currently in force is not suited to the desire for structural
change that is necessary in this world of social and environmental crisis, which are aggravated
by climate change. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Florestal
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.