Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29962
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_IzadoraVenturaSantosNascimento_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)379,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios da efetividade dos métodos de sensibilização dos Programas de Educação Ambiental em Unidade de Conservação do Distrito Federal
Autor(es): Nascimento, Izadora Ventura dos Santos
Orientador(es): Martins, Rosana de Carvalho Cristo
Assunto: Educação ambiental
Unidades de conservação da natureza
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 21-Fev-2022
Referência: NASCIMENTO, Izadora Ventura dos Santos. Desafios da efetividade dos métodos de sensibilização dos Programas de Educação Ambiental em Unidade de Conservação do Distrito Federal. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A Educação Ambiental representa um importante instrumento de gestão que torna possível garantir o sucesso na capacidade de promover mudanças no processo de envolvimento e participação da sociedade na gestão da biodiversidade, particularmente em unidades de conservação o que sem dúvida é um grande desafio para os gestores. Assim, ações de sensibilização que envolvam a integração de indivíduos com a causa ambiental tornam-se imprescindíveis para que sejam realizadas ações que promovam a educação ambiental nos espaços de conservação. Esse trabalho teve como objetivo realizar a revisão literária sobre os desafios da efetividade dos métodos de sensibilização dos programas de Educação Ambiental do Distrito Federal. Foram selecionados 10 artigos/trabalhos para responder perguntas quanto aos métodos de sensibilização, sua eficácia e elementos que a interferem. Foi evidenciada a importância do reconhecimento e senso de pertencimento por parte da população do Distrito Federal sobre as UCs, tais pontos são importantes para que sejam beneficiados com a educação ambiental, através da sensibilização, para isso acontecer é imprescindível melhorias nos espaços físicos para atender os diversos públicos. Em relação a melhora na eficácia da gestão desses espaços as Instituições públicas têm investido nos últimos anos, entretanto, percebe-se a escassez de trabalhos ou artigos realizados sobre as UCs do DF.
Abstract: Environmental Education represents an important management tool that makes pEnvironmental Education represents an important management tool that makes it possible to ensure success in the ability to promote changes in the process of involvement and participation of society in the management of biodiversity, particularly in protected areas, which is undoubtedly a major challenge for managers. Thus, awareness actions that involve the integration of individuals with the environmental cause become essential for the implementation of actions to promote environmental education in conservation areas. This work aimed to conduct a literature review on methods of awareness programs for Environmental Education in three conservation units of the Federal District: Brasilia National Park, Ecological Station of Águas Emendadas and Botanical Garden of Brasilia. Ten articles/works were selected to answer questions about awareness raising methods, their effectiveness and elements that interfere with it. It was evident the importance of recognition and sense of belonging on the part of the population of the Federal District about the UCs, such points are important for them to benefit from environmental education through awareness raising, but for this to happen it is essential to improve the physical spaces to meet the various publics. In relation to improving the effectiveness of the management of these spaces, public institutions have invested in recent years, however, it is notorious the scarcity of works or articles carried out in the UCs of the Federal District.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.