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dc.contributor.advisorPaschoal, Tatiane-
dc.contributor.authorAlves, Daniele Moniz Oliveira-
dc.identifier.citationALVES, Daniele Moniz Oliveira. Competências gerenciais: um estudo de caso em uma creche no cenário da pandemia de Covid-19. 2021. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA pandemia do novo Coronavírus, um vírus com alta taxa de transmissão e de mortalidade, causou o fechamento de todo o comércio não essencial, incluindo os centros de ensino infantis. Os gestores dessas escolas precisaram lidar com os desafios lançados pela pandemia, adaptando seu sistema de ensino com o objetivo de sobreviver à crise e atender os novos critérios de higiene obrigatórios, assim como desenvolver novas competências capazes de enfrentar estes desafios. O presente estudo teve como objetivo levantar as estratégias utilizadas para enfrentar os desafios no setor educacional durante a pandemia da Covid-19, descrever as competências gerenciais que se mostraram necessárias para enfrentamento da crise causada pela pandemia da Covid-19 e também descrever as competências gerenciais emergentes para lidar com as novas demandas geradas por ela no setor educacional, mais especificamente em creches. Trata-se de um estudo de caso, de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e recorte transversal. A organização foi um centro de ensino infantil privado que possui serviço de creche. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista com a gestora e fundadora do referido CEI. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada e um questionário. As competências levantadas puderam ser classificá-las de acordo com modelos teóricos relacionados aos estudos sobre competências gerenciais na educação. Espera-se poder contribuir para a identificação e discussão de competências gerenciais no setor educacional infantil, especialmente aquelas relacionadas ao enfrentamento de situações de crises, como as ocasionadas pela pandemia, além de disponibilizar uma lista de competências para gestores, como forma de orientação e também como mecanismos de avaliação e diagnóstico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordcovid-19pt_BR
dc.subject.keywordCompetências gerenciaispt_BR
dc.subject.keywordCompetências educacionaispt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.titleCompetências gerenciais : um estudo de caso em uma creche no cenário da pandemia de Covid-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-21T13:06:10Z-
dc.date.available2022-02-21T13:06:10Z-
dc.date.submitted2021-10-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29954-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The pandemic of the new Coronavirus, a virus with a high rate of transmission and mortality, caused the closure of all non-essential trade, including children's schools. The managers of these schools had to deal with the challenges posed by the pandemic, adapting their education system in order to survive the crisis and meet the new mandatory hygiene criteria, as well as develop new skills capable of meeting these challenges. This study aimed to raise the strategies used to face the challenges in the education sector during the Covid-19 pandemic, describe the managerial skills that proved necessary to face the crisis caused by the Covid-19 pandemic and also describe the managerial skills to deal with the new demands generated by it in the education sector, more specifically in day care centers. This is a case study, exploratory and descriptive in nature, with a qualitative approach and cross-sectional design. The study organization was a private kindergarten center that has a daycare service. Data were collected through an interview with the manager and founder of the aforementioned kindergarten center. A semi-structured interview and a questionnaire were used. The competences raised could be classified according to theoretical models related to studies on managerial competences in education. It is expected to contribute to the identification and discussion of managerial skills in the early childhood education sector, especially those related to coping with crisis situations, such as those caused by the pandemic, in addition to providing a list of competencies for managers, as a form of guidance and also as assessment and diagnostic mechanisms.pt_BR
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