Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29953
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ClaraBrantFantagussiPenna_tcc.pdf1,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto da Política Nacional de Resíduos Sólidos no setor de construção civil : um estudo sob a perspectiva da economia circular
Autor(es): Penna, Clara Brant Fantagussi Vargas
Orientador(es): Santos, Patricia Guarnieri dos
Assunto: Economia circular
Construção civil
Resíduos sólidos
Logística reversa
Política Nacional de Resíduos Sólidos
Data de apresentação: 5-Nov-2021
Data de publicação: 21-Fev-2022
Referência: PENNA, Clara Brant Fantagussi Vargas. O impacto da Política Nacional de Resíduos Sólidos no setor de construção civil: um estudo sob a perspectiva da economia circular. 2021. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O setor da Construção civil é considerado um importante segmento da indústria, de alto impacto econômico, social e ambiental, apresentando uma alta consequência no que tange a geração de resíduos sólidos. Em paralelo a isso, temos a Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei que se apresentou como um marco para a implementação de Logística Reversa no país, e que se apresenta como uma boa alternativa para a que se estabeleça a correta destinação desses resíduos. O objetivo dessa pesquisa é compreender o impacto da Política Nacional de Resíduos Sólidos na Logística Reversa do setor de construção civil, sob a perspectiva da Economia Circular, modelo que propõe uma adaptação processual às cadeias produtivas e integradas. Foi aplicado um Estudo de Casos Múltiplos qualitativo, de forma que se apoiou a um roteiro semi estruturado de entrevista para coletar percepções dos gestores a respeito dos processos de logística reversa vigentes e da evolução dos conceitos analisados no setor. Os resultados encontrados apontam que a PNRS se apresentou como a primeira impulsionadora da mudança de visão institucional em relação à Logística Reversa, porém fatores relacionados à competitividade do mercado estimularam sua implementação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.