Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Menezes, João Paulo Cunha de | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Lucas Silva | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Lucas Silva. A residência pedagógica e seu impacto quanto a formação de docentes de Biologia. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A qualidade da formação inicial dos futuros professores é uma temática que vêm
sendo discutida há bastante tempo devido sua importância para o progresso da
qualidade da educação básica no país. No ano de 2018 a Capes lançou o edital
no6/2018, estabelecendo o Programa Residência Pedagógica, que buscava
principalmente uma reformulação dos estágios supervisionados dos cursos de
licenciatura e assegurar uma imersão dos estudantes, sendo que no primeiro edital
o programa previa 440 horas de atividades. Assim, o objetivo deste estudo foi
investigar a contribuição do programa Residência Pedagógica na formação inicial
docente dos estudantes residentes do curso de Ciências Biológicas da Universidade
de Brasília. Utilizamos de um questionário com questões abertas que foi aplicado a
10 estudantes que participaram do edital n°6/2018, investigando elementos como: a
motivação desses em participar do programa, a forma que o programa afetou a
formação inicial deles, e a identidade docente destes. Os resultados encontrados
foram que o Programa Residência Pedagógica contribui para a formação da
identidade docente dos estudantes principalmente pelo o tempo de imersão que é
proporcionado aos estudantes e assim é proporcionado a esses a possibilidade de
vivenciar o que é ser professor. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de biologia - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.title | A residência pedagógica e seu impacto quanto a formação de docentes de Biologia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-18T14:31:26Z | - |
dc.date.available | 2022-02-18T14:31:26Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29942 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The quality of the initial training of future teachers is a topic that has been discussed
for a long time due to its importance for the progress of basic education in the
country. In 2018, Capes launched the public notice no 6/2018, establishing the
Pedagogical Residency Program, which aimed mainly at reformulating the
supervisory internships of undergraduate courses and guaranteeing the students'
immersion, with the previous program the 440 hours prior program. of activities.
Thus, the aim of this study was to investigate the contribution of the Pedagogical
Residency program in the initial teacher training of students in the Biological
Sciences course at the University of Brasilia. We used a questionnaire with open
questions that was applied to 10 students who participated in the call no. 6/2018,
investigating elements such as: a motivation to participate in the program, the way
the program affected their initial training, and also the teaching identity of these. The
results found were that the Pedagogical Residency Program contributes to the
formation of the teaching identity of the students, mainly due to the immersion time
that is provided to the students and, thus, the possibility of experiencing what it
means to be a teacher. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|