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dc.contributor.advisorMenezes, João Paulo Cunha de-
dc.contributor.authorRodrigues, Lucas Silva-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Lucas Silva. A residência pedagógica e seu impacto quanto a formação de docentes de Biologia. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA qualidade da formação inicial dos futuros professores é uma temática que vêm sendo discutida há bastante tempo devido sua importância para o progresso da qualidade da educação básica no país. No ano de 2018 a Capes lançou o edital no6/2018, estabelecendo o Programa Residência Pedagógica, que buscava principalmente uma reformulação dos estágios supervisionados dos cursos de licenciatura e assegurar uma imersão dos estudantes, sendo que no primeiro edital o programa previa 440 horas de atividades. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar a contribuição do programa Residência Pedagógica na formação inicial docente dos estudantes residentes do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília. Utilizamos de um questionário com questões abertas que foi aplicado a 10 estudantes que participaram do edital n°6/2018, investigando elementos como: a motivação desses em participar do programa, a forma que o programa afetou a formação inicial deles, e a identidade docente destes. Os resultados encontrados foram que o Programa Residência Pedagógica contribui para a formação da identidade docente dos estudantes principalmente pelo o tempo de imersão que é proporcionado aos estudantes e assim é proporcionado a esses a possibilidade de vivenciar o que é ser professor.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordProfessores de biologia - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.titleA residência pedagógica e seu impacto quanto a formação de docentes de Biologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-18T14:31:26Z-
dc.date.available2022-02-18T14:31:26Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29942-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The quality of the initial training of future teachers is a topic that has been discussed for a long time due to its importance for the progress of basic education in the country. In 2018, Capes launched the public notice no 6/2018, establishing the Pedagogical Residency Program, which aimed mainly at reformulating the supervisory internships of undergraduate courses and guaranteeing the students' immersion, with the previous program the 440 hours prior program. of activities. Thus, the aim of this study was to investigate the contribution of the Pedagogical Residency program in the initial teacher training of students in the Biological Sciences course at the University of Brasilia. We used a questionnaire with open questions that was applied to 10 students who participated in the call no. 6/2018, investigating elements such as: a motivation to participate in the program, the way the program affected their initial training, and also the teaching identity of these. The results found were that the Pedagogical Residency Program contributes to the formation of the teaching identity of the students, mainly due to the immersion time that is provided to the students and, thus, the possibility of experiencing what it means to be a teacher.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



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