Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29941
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_RaphaelEliasFerreiraAbilio_tcc.pdf827,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Divulgação científica e ensino de Ciências : acessos, compreensões e disseminação de conteúdos
Autor(es): Abilio, Raphael Elias Ferreira
Orientador(es): Santos, Paulo Gabriel Franco dos
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Comunicação científica
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 18-Fev-2022
Referência: ABILIO, Raphael Elias Ferreira. Divulgação científica e ensino de Ciências: acessos, compreensões e disseminação de conteúdos. 2021. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A divulgação científica é uma importante ferramenta na popularização do ensino de ciências ou na alfabetização científica, fornecendo elementos para a compreensão do mundo, a apropriação dos processos e dos produtos da ciência e as escolhas conscientes no dia a dia. Essa pesquisa se preocupou em analisar a frequência de acesso de estudantes a mídias de divulgação científica, o que eles percebem e classificam como lugares de acesso e pessoas que fazem esse tipo de divulgação, formas de validar as notícias que chegam a seu conhecimento e, por fim, que tipo de notícias despertam o interesse dos mesmos e o que compartilham com pessoas próximas. A partir do e-survey como método de constituição de informações, obtivemos respostas de 838 participantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas do DF. Como resultado, entendemos que os acessos dos participantes se dão, principalmente, por meios mais cômodos, onde os mesmos não precisam sair de casa para consumirem. Os processos de validação a disseminação não estão necessariamente relacionados, de modo que o processo de compartilhamento acontece mais dependente da forma que do conteúdo.
Abstract: Scientific dissemination is an important tool in popularizing science education or scientific literacy, providing elements for understanding the world, appropriating science processes and products, and making conscious choices in everyday life. This research was concerned with analyzing the frequency of student access to scientific dissemination media, what they perceive and classify as places of access and people who make this type of dissemination, ways to validate the news that reach their knowledge and, by Finally, what kind of news arouses their interest and what they share with people close to them. Based on e-survey as a method of constituting information, we obtained responses from 838 participants in elementary and high school in public schools in the Federal District. As a result, we understand that access by participants is mainly through more comfortable means, where they do not need to leave the house to consume. Validation and dissemination processes are not necessarily related, so the sharing process happens more dependent on the form than on the content.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.