Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2994
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_GabrielaBritodeAraújo.pdf695,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Processo logístico de distribuição dos livros didáticos no Brasil
Autor(es): Araújo, Gabriela Brito de
Orientador(es): Daroit, Doriana
Assunto: Logística empresarial
Livros didáticos
Distribuição física de bens
Data de apresentação: 13-Jul-2011
Data de publicação: 27-Fev-2012
Referência: ARAÚJO, Gabriela Brito de. Processo logístico de distribuição dos livros didáticos no Brasil. 2011. 59 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: À medida que os níveis de serviço tornam-se mais elevados devido à qualidade exigida pelo consumidor, a logística ganha um papel acentuadamente importante nos negócios a fim de otimizar os investimentos e as atividades realizadas. O objetivo deste trabalho é analisar o processo logístico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Escola para realizar a distribuição dos livros didáticos em todo Brasil, através do Programa Nacional do Livro Didático. O estudo de caso visa investigar o fenômeno proposto pela pesquisa, na qual foram entrevistados profissionais do ambiente de distribuição do material de didático para caracterizar o processo de forma eficaz e aperfeiçoar a análise da logística desempenhada, além da observação de aspectos relevantes para realizar todas as atividades relacionadas com a distribuição física. Através dos resultados da pesquisa observou-se que a logística desempenhada pelos três principais atores do processo – FNDE, Correios e as editoras – é extremamente complexa e exige das partes uma integração para que a distribuição do material finalize em tempo hábil, beneficiando a população brasileira e corroborando para a melhoria na qualidade da educação no país.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons