Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Souza, Marlene Teixeira de | - |
dc.contributor.author | Mesquita, Felipe de Araújo | - |
dc.identifier.citation | MESQUITA, Felipe de Araújo. O terceiro domínio da vida: análise do ensino de Archaea em escolas de ensino médio do Distrito Federal. 2021. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os membros do domínio Archaea são um grupo de microrganismos procariontes. As
semelhanças com as bactérias levaram ao agrupamento desses dois domínios de procariotos em
uma mesma categoria taxonômica em vários sistemas de classificação ao longo dos anos. Esse
caráter histórico influencia o ensino de Archaea atualmente. Vários são os desafios ainda
presentes no ensino desses microrganismos no nível da educação básica, incluindo livros
didáticos, currículos, formação docente, modalidades e ferramentas didáticas. O objetivo desse
estudo foi analisar o ensino de Archaea no ensino médio em três escolas públicas do Distrito
Federal, a partir da perspectiva de professores e estudantes e da análise do conteúdo de livros
didáticos. Para isso, foi aplicado um questionário para professores afim de identificar os
aspectos que norteiam o ensino desse tema na sala de aula; e um questionário para identificar a
compreensão de aspectos teóricos básicos de Archaea pelos estudantes. Os livros de Biologia
utilizados pelas escolas foram analisados para verificar como as archaeas são abordadas nessas
obras. Os resultados mostraram que o ensino desse tema no ensino médio ocorre em um curto
período e de forma tradicional e simplista pelos professores. Os estudantes não reconhecem
muitas das características básicas desses microrganismos, e ainda tomam as archaeas como
bactérias. Os livros didáticos mostraram uma evolução no conteúdo, porém, uma obra analisada
ainda adota o sistema de classificação dos seres vivos em cinco reinos e denominam as archaeas
como arqueobactérias. Ademais, os aspectos visuais e complementares nos livros ainda
carecem de melhorias para atingir os objetivos do ensino sobre o tema e compreensão pelos
estudantes. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bactérias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Microorganismos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | O terceiro domínio da vida : análise do ensino de Archaea em escolas de ensino médio do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-18T13:53:59Z | - |
dc.date.available | 2022-02-18T13:53:59Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29938 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Archaea are a group of prokaryotic microorganisms, and similarities to bacteria have led to the
joining of these two groups of microorganisms under the same taxonomic category in various
classification systems over the years. This historical character influences the teaching of
Archaea today. There are several challenges still present in teaching these microorganisms at
the level of basic education, including didactic books, curricula, teacher training, modalities,
and teaching tools. The aim of this study was to analyze the teaching of Archaea in high school
in three public schools of Distrito Federal from the perspective of teachers and students as well
as the analysis of the content of textbooks. For this, a questionnaire was applied to teachers to
identify the aspects that guide the teaching of this subject in the classroom. Similarly, a
questionnaire to identify students' understanding of basic theoretical aspects of Archaea was
applied too. Biology books used by schools were analyzed to see how Archaea are addressed
in these didactic books. The results showed that the teaching of this topic in high school occurs
quickly and in a traditional and simplistic way by teachers. The students don ́t recognize many
of the basic characteristics of these microorganisms, and they still identify Archaea as Bacteria.
The didactic books showed an evolution in content; however, one analyzed book still adopts
the classification system of living beings in the five kingdoms and denominates the Archaea as
Archaebacteria. Furthermore, the visual and complementary aspects in the books still need to
be improved for a better understanding of the Archaea domain by the students. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|