Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Avanzi, Maria Rita | - |
dc.contributor.author | Soares, Jade Cristine | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Jade Cristine. As redes sociais como veículos de divulgação científica para estudantes de ensino médio do Distrito Federal e entorno. 2021. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A divulgação científica (DC) é um importante meio para veiculação de informações
científicas e tecnológicas para o público em geral, sendo uma forma de viabilizar a
alfabetização científica e traduzir o conhecimento científico para uma linguagem
acessível ao público leigo. Com a chegada da internet, surgiu uma nova forma de
difusão desses conhecimentos por meio de sites, blogs e mídias sociais. Esses meios
de comunicação podem aproximar o público leigo da comunidade acadêmica, mas
eles estão cada vez mais vulneráveis à disseminação de notícias e informações
falsas. Jovens possuem uma curiosidade pela ciência que deve ser incentivada, sendo
que estudantes de Ensino Médio já mostraram ser o Meio Ambiente um de seus temas
de maior interesse ao se informar pela internet. Portanto, o presente estudo buscou
discutir as potencialidades e fragilidades da divulgação científica realizada em redes
sociais para comunicar assuntos de ciências da natureza para estudantes de Ensino
Médio do Distrito Federal e Entorno. Frente a isso, a pesquisa foi desenvolvida em
duas etapas: a) exploratória; b) aprofundamento. A etapa exploratória consistiu em
um levantamento preliminar dos conhecimentos prévios de estudantes de Ensino
Médio sobre DC, acesso a canais de DC em redes sociais e assuntos de interesses
dos estudantes. O estudo de aprofundamento foi realizado sobre conteúdos e fontes
nas mídias sociais citadas pelos participantes da pesquisa. Os estudantes mostraram
simpatizar com assuntos relacionados às ciências da natureza, mesmo que não seja
o tipo de conteúdo mais consumido por eles, sendo os meios de comunicação mais
utilizados o Youtube, Instagram e a televisão. Notou-se que a DC realizada nas redes
sociais é capaz de chegar aos estudantes de Ensino Médio do Distrito Federal. Foram
indicados 49 perfis diferentes de divulgação científica que abordam assuntos
relacionados à Biologia, sendo o Youtube o meio de comunicação mais citado com 25
canais. Os temas de maior interesse dos estudantes participantes da pesquisa são
assuntos relacionados a novas descobertas na ciência, corpo humano e saúde, além
de meio ambiente e ecologia. Os canais do Youtube mais consumidos que são
focados em DC são geralmente conduzidos por especialistas, porém alguns perfis não
explicitam as referências utilizadas para a produção do conteúdo, o que pode interferir
na formalização do discurso e legitimação dos conceitos. Assim, apesar de suas
fragilidades, a DC em redes sociais pode ser uma ferramenta efetiva não só para
transmitir conhecimentos científicos, mas também como forma de democratização
desse conhecimento, por alcançar uma ampla variedade de públicos, utilizando de
diferentes temas e abordagens. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mídia e educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mídia digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação científica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Internet na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia na educação | pt_BR |
dc.title | As redes sociais como veículos de divulgação científica para estudantes de ensino médio do Distrito Federal e entorno | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-18T13:14:21Z | - |
dc.date.available | 2022-02-18T13:14:21Z | - |
dc.date.submitted | 2021-10-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29933 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The scientific divulgation (SD) is an important way for broadcasting scientific and
technological information for the general public, being a form to establish the scientific
literacy and translate the scientific knowledge. With the arrival of the internet, a new
way has emerged to propagation this knowledge by websites, blogs, and social media.
This media can approach the lay public to the academic community, but they are also
increasingly being more vulnerable to the dissemination of fake news. Juveniles have
a curiosity for the sciences that needs to be encouraged, whereas High School
students already has shown that Environment is one of the topics of most interest when
getting information on the internet. Therefore, the present study sought to discuss the
potentials and fragilities of the scientific divulgation performed on the social media to
communicate topics of the nature sciences to High School students of the Federal
District and Suburbs. Facing this, the research was conducted in two phases: a)
exploratory; b) in-depth. The exploratory phase consisted in a preliminary survey of the
prior knowledge, access to SD ́s channels in social media and topics of interest to the
students. The in-depth phase was caried out on content and sources in social media
cited by the study participants. The students showed sympathize with matters related
to science, even if it is not the type of content most consumed by them, with the most
used media being the Youtube, Instagram and television. It was noticed that the SD
performed in social media is able to reach the High School students of the Federal
District. It was indicated 49 different profiles of scientific divulgation that discuss
subjects related to biology, being the Youtube the most cited mean of communication
with 25 channels. The topics of most interest are matters related to new discoveries in
science, human body and health, besides environment and ecology. The Youtube
channels most consumed that are focus on SD are generally conducted by specialists,
however some profiles don’t make explicit the references used to make the content,
what can interfere in formalization of discourse and legitimization of concepts. Thereby,
despite its frailties, the SD in social media can be an effective tool to not only transmit
scientific knowledge, but also be a way of democratizing this knowledge, by reaching
a wide variety of audiences using different topics and approaches. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|