Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29917
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_SaraLimeiraSantanaEpifanio_tcc.pdf605,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da relação da precipitação e do fogo nos casos de ocorrências da fauna silvestre no Distrito Federal
Autor(es): Epifânio, Sara Limeira de Santana
Orientador(es): Laranja, Ruth Elias de Paula
Assunto: Cerrado - degradação
Animais - proteção
Desmatamento
Fauna silvestre
Incêndios florestais
Precipitação (Meteorologia)
Data de apresentação: 12-Nov-2021
Data de publicação: 14-Fev-2022
Referência: EPIFÂNIO, Sara Limeira de Santana. Análise da relação da precipitação e do fogo nos casos de ocorrências da fauna silvestre no Distrito Federal. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Com as constantes atuações antrópicas sobre o Cerrado são perceptíveis os processos redutivos e de extermínio. O bioma tem sido fragmentado para favorecer as demandas populacionais que, por outro lado, tem deixado as espécies silvestres sem seus habitats e, como consequência, acabam invadindo as áreas antrópicas em busca de abrigo, alimentação, refúgio e água. O artigo visa analisar os dados de resgate de animais silvestres nos centros urbanos do Distrito Federal relacionando-os aos eventos pluviométricos e de risco de fogo entre 2018 e 2020. Para análise metodológica foi utilizado o teste de postos de Spearman que tem a funcionalidade de medir o grau de correlação entre duas variáveis. Nos três anos analisados, as ocorrências de resgate de fauna em áreas modificadas resultaram em indícios de espécies com alto grau de ameaça de extinção, que estão sobrevivendo em locais autóctones no Distrito Federal e não são toleráveis às características das áreas antropizadas. Observou-se através da correlação estatística que os anfíbios e mamíferos são mais abundantes e têm direta relação ao período chuvoso e já com o risco do fogo a classe menos resgatada neste período de estiagem é a anfíbia, que demonstra uma correlação inversa e moderada. É necessário a aplicação de pesquisas mais abrangentes sobre o bioma do Cerrado nesta vertente, para ajudar no processo de tomada de decisão frente aos conflitos estabelecidos no meio.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Geografia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.