Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29907
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LucianaQuartinCoelho_tcc.pdf1,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A atuação dos stakeholders em relação à política de desocupação da Orla do Lago Paranoá
Autor(es): Coelho, Luciana Quartin
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: Stakeholders
Políticas públicas
Lago Paranoá
Data de apresentação: 29-Out-2021
Data de publicação: 11-Fev-2022
Referência: COELHO, Luciana Quartin. A atuação dos stakeholders em relação à política de desocupação da Orla do Lago Paranoá. 2021. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A participação e influência de diferentes stakeholders no cenário das políticas púbicas atualmente tem ganhado força e tem sido abordado de diversas maneiras, uma delas, é a importância que esses agentes tem ganhado dentro dos processos governamentais, e isso se dá pela interação e estabelecimento de conexões entre indivíduos e grupos. A teoria dos stakeholders usada foi a de Savage et al. (1991), Mitchell, Agle e Wood (1997) e Gomes, Liddle e Gomes (2010) que abordam sobre a importância da atuação desses atores e o gerenciamento de seus interesses que podem afetar as ações das organizações e consequentemente o alcance de seus objetivos. Dessa forma, esse trabalho teve como pergunta de pesquisa: como se dá a influência dos stakeholders na política de desocupação da Orla do Lago Paranoá? E como pergunta acessória: Qual visão dos stakeholders primários nesse processo? Teve como objetivo geral descrever como se dá a influência dos stakeholders na política de desocupação da Orla do Lago Paranoá e a percepção dos stakeholders primários sobre o processo e como objetivos específicos: descrever a política de desocupação da orla do Lago e caracterizar os stakeholders interessados. Para chegar aos resultados da pesquisa foi realizado uma análise documental dos dados encontrados e aplicado entrevistas semiestruturadas com stakeholders envolvidos no processo de desocupação da orla do Lago Paranoá. Como resultado foram identificadas quatro categorias bem definidas sobre o posicionamento dos stakeholders primários, sendo elas: representação e utilização da orla do lago para os habitantes do Distrito Federal, atuação do governo na orla, ações governamentais em relação a desocupação e revitalização, e agentes envolvidos e ação de desocupação e revitalização. Dentro de cada categoria foram identificados os stakeholders primários e discutido a atuação de cada um deles no processo de desocupação da orla do Lago Paranoá.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.