Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29899
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AnnaBeatrizMatosFerreira_tcc.pdf1,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Transição para a economia circular : análise da percepção dos gestores quanto à circularidade de embalagens plásticas sustentáveis no setor agroalimentar
Outros títulos: Transição para a economia circular : análise da percepção dos gestores quanto à economia circular de embalagens plásticas sustentáveis no setor agroalimentar
Autor(es): Ferreira, Anna Beatriz Matos Thomaz
Orientador(es): Santos, Patricia Guarnieri dos
Assunto: Economia circular
Embalagens sustentáveis
Logística reversa
Agronegócios
Data de apresentação: 4-Nov-2021
Data de publicação: 11-Fev-2022
Referência: FERREIRA, Anna Beatriz Matos Thomaz. Transição para a economia circular: análise da percepção dos gestores quanto à circularidade de embalagens plásticas sustentáveis no setor agroalimentar. 2021. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O setor agroalimentar é responsável pela segurança alimentar e pela empregabilidade de milhões de brasileiros, além de possuir um impacto econômico que pode chegar a cerca de um terço do Produto Interno Bruto (PIB) do país no ano de 2021. Considerando a representatividade do agronegócio para a economia do país, pode-se inferir que suas atividades têm impacto direto na forma como os processos de produção e de logística em geral são realizados em suas cadeias e, por isso, torna-se relevante aprofundar o estudo da atuação das empresas para a transição um modelo linear de produção, em que se considera o ciclo de vida da extração ao descarte, para um modelo circular de produção, no qual se considera o aumento do ciclo de vida de insumos e produtos a partir da reinserção destes no ciclo produtivo. O objetivo desta pesquisa é realizar um diagnóstico da percepção dos gestores do ramo acerca das práticas de economia circular e da aceitação de embalagens plásticas sustentáveis no setor. Para isso, foi realizada uma pesquisa aplicada, exploratória, descritiva e qualitativa. Foram usados dois procedimentos técnicos: a análise de documentação indireta e a entrevista, realizada com gestores de empresas de grande e pequeno porte do setor agroalimentar. Os dados coletados foram tratados e analisados por meio do método de análise do discurso. Os resultados encontrados apontaram que algumas das maiores empresas do ramo atuando no Brasil possuem diversas práticas de economia circular implementadas, além de utilização de embalagens sustentáveis para alguns tipos de produtos. Observou-se, também, que o porte das empresas pode permitir a aplicação de mais práticas pela disponibilidade de recursos, mas não é fator definitivo, uma vez que empresas de pequeno porte também possuem processos voltados à economia circular e à sustentabilidade. As principais práticas de economia circular citadas foram a reutilização de materiais, a utilização de subprodutos de processos produtivos como insumo para produção de outros tipos de produtos. Apesar das limitações do estudo, este trabalho consegue contribuir para o mapeamento da percepção dos gestores, definindo as principais dificuldades e oportunidades de implementação de práticas de economia circular, assim como de utilização de embalagens sustentáveis no agronegócio brasileiro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.