Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29898
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LhucasTenorioSousa_RafaelAndreRoehe_tcc.pdf2,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação dos conceitos de engenharia de processos : projeto de equipamentos industriais
Autor(es): Sousa, Lhucas Tenório de Melo de
Roehe, Rafael André Feitosa de Oliveira
Orientador(es): Linares León, José Joaquín
Assunto: Indústria química - equipamento e acessórios
Equipamento industrial
Bombas hidráulicas
Data de apresentação: 18-Dez-2020
Data de publicação: 11-Fev-2022
Referência: SOUSA, Lhucas Tenório de Melo de; ROEHE, Rafael André Feitosa de Oliveira. Aplicação dos conceitos de engenharia de processos: projeto de equipamentos industriais. 2020. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo aplicar os conceitos da Engenharia de Processos, em quatro contextos industriais diferentes, para o projeto dos seguintes equipamentos: bomba hidráulica, trocador de calor, instrumentação e controle de torre de destilação, e torre de absorção. Durante os projetos foram estimadas as condições de operação e foram preenchidas as fichas de especificação para cada projeto. Em específico, projetou-se a bomba centrífuga para o refluxo em uma torre de destilação. Dada a condição de operação determinada, a ficha de especificação para a bomba foi preenchida contendo valores como as pressões de operação (aspiração e impulsão), vazão mínima requerida, NPSH (disponível e requerido), pressão de “Shut-off” e a potência elétrica da bomba. Em seguida, foi projetado o trocador de calor do tipo casco-tubo com placas tubulares fixas. Foram estimadas as condições de operação tanto para o fluido quente quanto para o frio. Também se calculou variáveis como o fator de deposição do processo, perda de pressão permitida, o calor trocado pelo equipamento e características gerais para a sua construção. Posteriormente, foi elaborado o diagrama de processo para o controle e instrumentação da vazão, temperatura, pressão e nível de uma torre de destilação e seus equipamentos auxiliares. Nesta etapa, também foram preenchidas as folhas de especificação correspondentes a estes instrumentos de controle. Finalmente, de maneira mais abrangente, foi realizado a engenharia de processos de uma torre de absorção e seus equipamentos auxiliares (tanque pulmão, bomba hidráulica e planta de troca iônica) para a utilização no tratamento de gás residual contaminado com amônia procedente da produção de fertilizantes. A coluna de absorção foi projetada de forma a remover 99% da amônia presente na corrente de entrada. Nesta etapa, foi também realizada uma análise de custo da planta em função de diferentes condições de operação.
Abstract: The present work applied Process Engineering's concepts to design different industrial equipment through four distinct backgrounds: hydraulic pump, heat exchanger, instrumentation and control of a distillation column, and an absorption column. Throughout the design, there were estimations made about the operating conditions. The data analyzed was used to fill the specification sheets.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, Departamento de Química Tecnológica, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.