Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29895
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AnaLuizaBomfimMendes_tcc.pdf1,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O fenômeno Glass Ceiling : explorando a barreira invisível em organizações brasileiras
Autor(es): Mendes, Ana Luiza Bomfim
Orientador(es): Dechandt, Siegrid Guillaumon
Assunto: Mulheres - emprego
Mulheres - representações
Mulheres na liderança
Mulheres nas profissões
Mercado de trabalho (Brasil) - equidade de gênero
Glass ceiling - Teto de vidro
Data de apresentação: 5-Nov-2021
Data de publicação: 11-Fev-2022
Referência: MENDES, Ana Luiza Bomfim. O fenômeno Glass Ceiling: explorando a barreira invisível em organizações brasileiras. 2021. 93 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Apesar do número de mulheres no mercado de trabalho ter aumentado consideravelmente nas últimas décadas e da maioria das pessoas com ensino superior completo no Brasil serem do gênero feminino, ainda é extremamente baixa a quantidade de mulheres em cargos de alta gerência ou alta chefia em organizações. Uma explicação para isso é a existência de uma barreira invisível que impede a ascensão dessas mulheres em suas jornadas profissionais, esse fenômeno é conhecido por glass ceiling ou teto de vidro. Partindo deste pressuposto, o presente estudo tem o intuito de explorar o fenômeno glass ceiling em organizações brasileiras que têm como um dos seus valores a diversidade. A sustentação teórica apoia-se na discussão sobre os tipos de barreiras que as mulheres enfrentam sob a perspectiva da gestão de diversidade. Na pesquisa qualitativa foram entrevistadas seis mulheres em cargos de níveis hierárquicos altos. Os resultados indicam que as mulheres ainda são sub-representadas em relação aos homens e ainda enfrentam diferentes tipos de barreiras e estereótipos de gênero mesmo em organizações que apresentam a diversidade como valor organizacional. Algumas dessas barreiras são o Tokenismo; a submissão dos papéis femininos aos masculinos; a aluída falta de capacidade de liderança; a ampla discrepância nas oportunidades de carreira feminina comparada à masculina e o trabalho feminino como extensão das tarefas domésticas e dilemas como “família versus trabalho”. Conclui-se que, apesar das limitações da pesquisa, o glass ceiling é observado nas organizações da área de pesquisa e essa exploração abre um leque para novas reflexões sobre o tema em organizações brasileiras.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.