Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silveira Júnior, Aldery | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Mateus Nóbrega | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Mateus Nóbrega. Avaliação multicritério de gestão de artistas do segmento musical. 2021. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa a avaliar a gestão de artistas do segmento musical brasileiro,
tendo como público-alvo as bandas e os artistas de diferentes Estados, independentes
ou com gerenciamento terceirizado. A gestão de bandas e artistas significa como
estes gerenciam as diversas atividades inerentes ao contexto de atuação profissional,
tais como: carreira; elaboração de projetos; articulação geral; contatos diversos com
agentes culturais; produtoras; estúdios; divulgação e venda do trabalho, de shows e
de produtos relativos às marcas dos artistas. No referencial teórico foram tratados os
conceitos de Gestão e de Gestão independente e terceirizada. Para avaliar a gestão,
utilizou-se a metodologia multicritério de apoio à decisão (MCDA), que aprofunda a
pesquisa no tema, subdividindo-a em temas menores, para compreender melhor o
contexto e haver um aprofundamento maior acerca do tema central. O modelo de
avaliação foi planejado com o apoio de uma equipe de especialistas do ramo de
produção artística de bandas e de gestão de carreira musical. Assim, foi desenvolvido
um instrumento de avaliação, contendo oito eixos a serem pesquisados, a saber:
gravadora; gestão de carreira; financeiro; marketing; booking; jurídico; tour
management e loja de produtos da marca dos artistas, também conhecido como
merchandising. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de campo, por meio de
um questionário virtual, aplicado junto aos responsáveis pela gestão dos artistas e os
dados obtidos foram tratados pelo software Hiview3. Após tabulados os resultados,
chegou-se à nota global 4 - numa escala de 0 a 10 -, o que mostra a ineficiência na
gestão das atividades dos artistas, o que também ficou demonstrado com as notas
obtidas em cada eixo pesquisado, com base nas quais foram feitas algumas
sugestões de melhorias para um gerenciamento mais eficiente. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artistas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Carreira artística | pt_BR |
dc.title | Avaliação multicritério de gestão de artistas do segmento musical | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-11T13:43:46Z | - |
dc.date.available | 2022-02-11T13:43:46Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-08 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29887 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This academic work aims to evaluate the management of artists in the Brazilian music
segment, having as target audience bands and artists from different states,
independent or with outsourced management. The management of bands and artists
means how they manage the various activities inherent in the context of professional
performance such as career, project design, general articulation, various contacts with
cultural agents, producers, studios, dissemination and sale of work, shows and
products relating to the artists' brand. In the theoretical framework, the concepts of
Management and Independent and outsourced Management were addressed. To
assess management, the decision support multicriteria methodology (MCDA) was
used, which deepens the research on the topic, subdividing it into smaller themes, in
order to better understand the context and have a deeper understanding of the central
theme. The evaluation model was designed with the support of a team of specialists in
the field of artistic production of bands and music career management. Thus, an
evaluation instrument was developed, containing eight axes to be researched, namely:
record label, career management, finance, marketing, booking, legal, tour
management and artists' brand product store, also known as merchandising.
Subsequently, a field research was carried out, using a virtual questionnaire, applied
to those responsible for managing the artists and the data obtained were processed
by the Hiview3 software. After tabulating the results, a global score of 4 was reached
- on a scale from 0 to 10 - which shows the inefficiency in the management of the
artists' activities, which was also demonstrated, with the scores obtained in each
researched axis, based on in which some suggestions for improvements were made
for more efficient management. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
|