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dc.contributor.advisorSilveira Júnior, Aldery-
dc.contributor.authorGonçalves, Mateus Nóbrega-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Mateus Nóbrega. Avaliação multicritério de gestão de artistas do segmento musical. 2021. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa a avaliar a gestão de artistas do segmento musical brasileiro, tendo como público-alvo as bandas e os artistas de diferentes Estados, independentes ou com gerenciamento terceirizado. A gestão de bandas e artistas significa como estes gerenciam as diversas atividades inerentes ao contexto de atuação profissional, tais como: carreira; elaboração de projetos; articulação geral; contatos diversos com agentes culturais; produtoras; estúdios; divulgação e venda do trabalho, de shows e de produtos relativos às marcas dos artistas. No referencial teórico foram tratados os conceitos de Gestão e de Gestão independente e terceirizada. Para avaliar a gestão, utilizou-se a metodologia multicritério de apoio à decisão (MCDA), que aprofunda a pesquisa no tema, subdividindo-a em temas menores, para compreender melhor o contexto e haver um aprofundamento maior acerca do tema central. O modelo de avaliação foi planejado com o apoio de uma equipe de especialistas do ramo de produção artística de bandas e de gestão de carreira musical. Assim, foi desenvolvido um instrumento de avaliação, contendo oito eixos a serem pesquisados, a saber: gravadora; gestão de carreira; financeiro; marketing; booking; jurídico; tour management e loja de produtos da marca dos artistas, também conhecido como merchandising. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de campo, por meio de um questionário virtual, aplicado junto aos responsáveis pela gestão dos artistas e os dados obtidos foram tratados pelo software Hiview3. Após tabulados os resultados, chegou-se à nota global 4 - numa escala de 0 a 10 -, o que mostra a ineficiência na gestão das atividades dos artistas, o que também ficou demonstrado com as notas obtidas em cada eixo pesquisado, com base nas quais foram feitas algumas sugestões de melhorias para um gerenciamento mais eficiente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGestãopt_BR
dc.subject.keywordArtistaspt_BR
dc.subject.keywordCarreira artísticapt_BR
dc.titleAvaliação multicritério de gestão de artistas do segmento musicalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-11T13:43:46Z-
dc.date.available2022-02-11T13:43:46Z-
dc.date.submitted2021-11-08-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29887-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This academic work aims to evaluate the management of artists in the Brazilian music segment, having as target audience bands and artists from different states, independent or with outsourced management. The management of bands and artists means how they manage the various activities inherent in the context of professional performance such as career, project design, general articulation, various contacts with cultural agents, producers, studios, dissemination and sale of work, shows and products relating to the artists' brand. In the theoretical framework, the concepts of Management and Independent and outsourced Management were addressed. To assess management, the decision support multicriteria methodology (MCDA) was used, which deepens the research on the topic, subdividing it into smaller themes, in order to better understand the context and have a deeper understanding of the central theme. The evaluation model was designed with the support of a team of specialists in the field of artistic production of bands and music career management. Thus, an evaluation instrument was developed, containing eight axes to be researched, namely: record label, career management, finance, marketing, booking, legal, tour management and artists' brand product store, also known as merchandising. Subsequently, a field research was carried out, using a virtual questionnaire, applied to those responsible for managing the artists and the data obtained were processed by the Hiview3 software. After tabulating the results, a global score of 4 was reached - on a scale from 0 to 10 - which shows the inefficiency in the management of the artists' activities, which was also demonstrated, with the scores obtained in each researched axis, based on in which some suggestions for improvements were made for more efficient management.pt_BR
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