Título: | Técnicas para realizar a validação de requisitos no contexto de internet das coisas (IoT) |
Autor(es): | Ayres, Felipe Brito |
Orientador(es): | Canedo, Edna Dias |
Assunto: | Engenharia de requisitos Software - desenvolvimento Internet das coisas |
Data de apresentação: | 21-Out-2021 |
Data de publicação: | 11-Fev-2022 |
Referência: | AYRES, Felipe Brito. Técnicas para realizar a validação de requisitos no contexto de internet das coisas (IoT). 2021. 96 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A internet das coisas vem ocupando um espaço cada vez maior em equipes de desenvolvi mento de software e na sociedade. O nível de aplicação da IoT é abrangente. Tráfego
de pessoas, casas inteligentes, ambientes otimizados e gestão de água/energia são alguns
dos exemplos da sua aplicabilidade. Nesse universo de possibilidades, desenvolvedores e
empresas de tecnologia devem estar preparados para adaptar seus projetos e absorver essa
tecnologia em expansão. Como essa tecnologia é recente, falhas de projeto e retrabalho
acontecem com frequência e dificultam o desenvolvimento de produtos de alta qualidade
atualmente. O objetivo deste trabalho é identificar por meio de uma pesquisa explo ratória, processos e técnicas de validação, voltadas ao contexto da internet das coisas.
Além disso, investigamos a percepção dos desenvolvedores de software IoT sobre as suas
atividades relacionadas a Engenharia de Requisitos em seus projetos. A percepção dos
profissionais foi coletada através de entrevistas onde eles relataram as dificuldades e de safios que enfrentam durante suas atividades diárias. Foram encontrados 22 processos e
9 técnicas de validação para o contexto de IoT na literatura. A partir das entrevistas, foi
possível perceber que stakeholders de projetos IoT não utilizam um processo formal de
engenharia de requisitos. Normalmente, são utilizadas técnicas distintas como reuniões
e diagramas, sempre com base na demanda e na necessidade do projeto. Apesar dos
profissionais e stakeholders acharem importante a Engenharia de Requisitos, a adesão à
processos e técnicas voltadas a IoT não é unânime devido a curva de aprendizado para
adotar novos métodos e a falta de maleabilidade nos processos durante o desenvolvimento
de software. |
Abstract: | Internet of things occupies more and more space in development teams and in society in
general. The applicability that IoT covers is huge. Smart houses, water/energy consup tion, traffic management and smart buildings are some examples of what has been made
in this context. In this vast universe of possibilities, developers and tech companies need
to be prepared and adapt their projects to cover it.
With that in mind, failures/reworks in projects happens more easily and makes it more
difficult to produce high standards products. The objective of this paper is to identify,
based on a exploratory research, processes and validation techniques in IoT context.
Furthermore, this work investigates the professionals‘ perception in their activities with
requirenment engineering in IoT projects. Their reports were collected through interviews
so they could explain the difficulties and problems that arise in their daily work.
In total, 22 processes and 9 validation techniques has been found in literature. From
the interviews, it had been realized that stakeholders don´t use formal processes in their
IoT projects. Usually, single techniques are used, like reunions and diagramans, to handle
the requirements engineering.The stakeholders implement these methods based on the
demand and size of the project. Although stakeholders thinks that RE is a important
part inside a project, the use of processes and techniques for IoT development isn´t
unanimous due to the learning curve to adopt such methods and the lack of flexibility in
these processes during the development phase. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021. |
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