Título: | A contribuição da empresa júnior na aquisição de competências em administração |
Autor(es): | Carvalho, Gabriel de Lima |
Orientador(es): | Dias, Maria Amélia de Paula |
Assunto: | Administração Empresas sociais Universidade de Brasília (UnB) - estudantes Empresa Júnior |
Data de apresentação: | 27-Out-2021 |
Data de publicação: | 10-Fev-2022 |
Referência: | CARVALHO, Gabriel de Lima. A contribuição da empresa júnior na aquisição de competências em administração. 2021. 104 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo geral comparar a percepção de egressos em Administração
da Universidade de Brasília (UnB) que participaram ou não de empresa júnior na aquisição das
competências necessárias ao futuro do trabalho. O tema mostra-se de grande relevância devido
às mudanças no panorama do trabalho e da valorização de determinadas competências, bem
como crescimento das empresas juniores, cujo propósito é aplicar na prática as competências
desenvolvidas em sala de aula, preparando ainda mais o aluno para atuar profissionalmente. O
estudo, de caráter descritivo-comparativo e quantitativo, teve 40 respostas de ex-alunos sem
passagem pela empresa júnior e 45 com essa experiência, com aplicação de questionários
eletrônicos e utilização da técnica de Bola de Neve. Para a análise das respostas, foram
realizados testes estatísticos do Qui-quadrado, Kolmogorov e teste de proporções. A pesquisa
mostrou que aqueles alunos que passaram pela empresa júnior acreditam que o projeto de
extensão tenha contribuído mais para a aquisição de competências do que as disciplinas do
curso. Além disso, diversas competências consideradas emergentes no mercado de trabalho
(WORLD ECONOMIC FORUM, 2020) foram percebidas como adquiridas pelos egressos da
universidade. Com a comparação entre as competências assinaladas como adquiridas pelos
egressos do curso de Administração da UnB, competências do futuro para o mercado de
trabalho no Brasil (WORLD ECONOMIC FORUM, 2020), competências exigidas pela
Diretrizes Específicas do curso de Administração (BRASIL, 2020), e competências exigidas
para o mercado de trabalho (SANT’ANNA; MORAES; KILIMNIK, 2005), cria-se a
possibilidade da revisão do Plano Político e Pedagógico do curso de Administração da
Universidade de Brasília, visando atender as competências necessárias para o futuro do
mercado de trabalho no Brasil de acordo com o World Economic Forum (2020). Nota-se a
possibilidade de aplicação da pesquisa na realidade de outros cursos de graduação e em outros
projetos de extensão para análise de replicabilidade de resultados. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.