Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Borges, Aylana Laíssa Medeiros | - |
dc.contributor.author | Santos, Vanessa Chaves dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Vanessa Chaves dos. Marketing turístico digital: uma análise sobre o uso do Instagram na promoção do polo turístico Lençóis Maranhenses. 2021. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo compreender como a Secretaria de Turismo do Estado do
Maranhão (SETUR-MA) utiliza o Instagram para a divulgação/promoção dos principais
atrativos turísticos encontrados no Polo Turístico Lençóis Maranhenses. Como metodologia, as
pesquisas bibliográfica e documental foram utilizadas, sendo o estudo de natureza qualitativa,
com destaque à existência de alguns elementos quantitativos. Os resultados encontrados
mostraram que os perfis do Instagram analisados têm focos diferentes em relação às
publicações, tendo em vista que o @seturmaranhao apresenta maior ênfase nas ações
governamentais com fins de melhoria do desenvolvimento e da prática do turismo no estado,
enquanto o perfil @materradeencantos direciona-se à divulgação/promoção dos atrativos
turísticos dos 4 polos indutores do turismo que fazem parte do estado. Constatou-se, ainda, uma
carência de publicações/informações sobre os equipamentos e produtos turísticos dos polos
indutores do Estado do Maranhão, sobretudo, do Polo Lençóis Maranhenses, objeto deste
estudo. Por fim, observou-se que a SETUR-MA precisa desenvolver uma estratégia
promocional mais articulada juntamente com os órgãos governamentais para uma melhor
promoção dos atrativos e serviços turísticos que compõem o turismo do estado, especialmente
em relação aos atrativos do Polo Lençóis Maranhenses. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo - marketing | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instagram (Rede social on-line) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lençóis Maranhenses | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marketing na Internet | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marketing turístico | pt_BR |
dc.title | Marketing turístico digital : uma análise sobre o uso do Instagram na promoção do polo turístico Lençóis Maranhenses | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-10T12:15:42Z | - |
dc.date.available | 2022-02-10T12:15:42Z | - |
dc.date.submitted | 2021-10-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29860 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to understand how the Secretary of Tourism of the State of Maranhão (SETURMA) uses Instagram to publicize/promote the main tourist attractions found in the Lençóis
Maranhenses Tourist Pole. As a methodology, bibliographical and documental research were
used, being the study of a qualitative nature with emphasis on the existence of some quantitative
elements. The results found showed that the Instagram profiles analyzed have different focuses
in relation to the publications, considering that @seturmaranhao has greater emphasis on
government actions aimed at improving the development and practice of tourism in the state,
while the profile @materradeencantos is directed towards the dissemination/promotion of
tourist attractions of the 4 tourism-inducing poles that are part of the state. There was also a
lack of publications/information on tourism equipment and products in the inductor poles of the
State of Maranhão, especially the Lençóis Maranhenses Pole, the object of this study. Finally,
it was observed that SETUR-MA needs to develop a more articulated promotional strategy
together with government agencies for a better promotion of tourist attractions and services that
make up the tourist activity in the state, especially in relation to the attractions of the Lençóis
Maranhenses Pole. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Turismo
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