Título: | Patrimônio e memória como vetores do turismo cultural em Planaltina/DF |
Autor(es): | Silva, Maria Clara Gomes da |
Orientador(es): | Silva, Rafael Henrique Teixeira da |
Assunto: | Turismo cultural Planaltina (DF) - cultura Planaltina (DF) Patrimônio cultural |
Data de apresentação: | 27-Out-2021 |
Data de publicação: | 10-Fev-2022 |
Referência: | SILVA, Maria Clara Gomes da. Patrimônio e memória como vetores do turismo cultural em Planaltina/DF. 2021. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Antes de Planaltina se tornar pertencente ao Distrito Federal, a cidade fazia parte do município
de Goiás, com isso, seus costumes e tradições eram voltadas ao povo goiano e sertanejo. Mas
após a construção da capital do País e seu território sendo transferido ao DF, ocorreu um grande
impacto nas relações sociais e na organização espacial da cidade. Sobretudo, vinculadas à
chegada de milhares de pessoas e aos ideais modernistas. Posto isso, o objetivo do trabalho é
compreender quais são as percepções que os moradores locais possuem acerca da Planaltina e
a sua relação com o desenvolvimento do Turismo Cultural no município. A pesquisa se dividiu
no marco teórico sobre Patrimônio Cultural e o Turismo, a historicidade da região, a
apropriação e identidade dos moradores, sendo finalizada com a análise do cenário do turismo
cultural da cidade. Foram utilizadas 3 técnicas de pesquisa: pesquisa bibliográfica; formulário
e entrevistas com atores políticos e sociais de Planaltina/DF. Em suma, a partir da pesquisa foi
possível apreender que a identidade, a memória e o patrimônio são os aliados na retomada do
vínculo das pessoas com a cidade. A partir do resgate das memórias dos moradores locais existe
um cenário positivo para a restauração das identidades culturais e a aproximação da população
do seu local de vivência, tornando-os coparticipantes no resgate a na preservação dos seus bens
culturais. Além disso, não foi possível apontar um ou dois elementos que dificultam a
estruturação da atividade turística em Planaltina. O que existe, na verdade, é um quadro
complexo que envolve a atualização do inventário turístico, a falta de políticas públicas, a
escassez de investimentos em infraestrutura, o desinteresse do setor privado e a carência de
planos de marketing e promoção turística. |
Abstract: | Before Planaltina became part of Distrito Federal, the city belonged to Goiás, thereby, their
habits and traditions were designed for the country people of Goiás. But after the construction
of the country’s capital and its territory being transferred to Distrito Federal, there was a great
impact on social relations and in the geographical organization of the city. Above all, associated
with the arrival of thousands of people and the modernist ideals. That being said, the objective
of this work is to comprehend what are the feelings that the local inhabitants have about
Planaltina and its relation with the development in the cultural tourism in the region. The
research was divided between the theoretical symbol about Cultural Heritage and tourism, the
historicity of the region, the ownership and identity of the local residents, being concluded with
the analysis of the city’s cultural tourism scenario. Three techniques were used in this research:
bibliographic research; questionnaires, and interviews with political and social actors from
Planaltina/DF. In conclusion, from the research it was possible to apprehend that identity,
memory and heritage are the allies in the rebirth of people’s bond with the city. From the
recovery of memories of local inhabitants there is a positive scenario for the restoration of
cultural identities and the approximation of the population to their place of living, making them
co-participants in the salvage of preservation of its cultural assets. Furthermore, it was not
possible to identify one or two elements that make it difficult to structure tourist activity in
Planaltina. What actually exists is a complex frame which involves the tourist inventory update,
the lack of public policies, the absence of investments in infrastructure, the disinterest of the
private sector and the scarcity of marketing plans and tourist promotion. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Turismo
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