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dc.contributor.advisorGazoni, Jefferson Lorencini-
dc.contributor.authorSousa, Greyce Kelly Oliveira de-
dc.identifier.citationSOUSA, Greyce Kelly Oliveira de. Políticas públicas de marketing: uma análise na perspectiva do turismo brasileiro. 2021. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2021.pt_BR
dc.description.abstractVisto que políticas públicas são para a gestão pública se articular perante a população, no âmbito do turismo esse pensamento não poderia ser diferente. Os frutos de uma política pública exitosa trazem diversos benefícios para o desenvolvimento do turismo, e tendo isso em vista, o trabalho em questão procura analisar as políticas públicas de marketing do Ministério do Turismo voltadas para o turismo interno. Com isso, foi possível pontuar os resultados, além de averiguar se os mesmos contribuíram de forma positiva para o fomento do turismo nacional. As políticas em foco são o Plano de Marketing Cores do Brasil, de 2005; o Plano de Marketing Turístico Experiências do Brasil (2014-2018) e o Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, ação do Programa de Regionalização do Turismo. A presente pesquisa apresenta caráter exploratório e se qualifica metodologicamente como uma pesquisa documental, consistindo em uma investigação de cunho bibliográfico envolvendo autores pertinentes aos campos do turismo, marketing e políticas públicas, além de apresentar o desenvolvimento do turismo por parte do poder público desde a criação do Ministério do Turismo até os dias atuais. A pesquisa aponta que a falta de clareza quanto às etapas e ciclos das políticas e o despreparo dos governantes e gestores do turismo na esfera administrativa podem gerar políticas públicas infrutíferas e incompletas, fazendo assim com que seja impossibilitado o alcance de seus objetivos e, consequentemente, seu sucesso.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTurismopt_BR
dc.subject.keywordMarketing turísticopt_BR
dc.subject.keywordTurismo - marketingpt_BR
dc.subject.keywordTurismo - políticas públicaspt_BR
dc.titlePolíticas públicas de marketing : uma análise na perspectiva do turismo brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-10T12:07:42Z-
dc.date.available2022-02-10T12:07:42Z-
dc.date.submitted2021-11-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29857-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Since public policies are for public management to be articulated with the population, this thought would not be different in the tourism scenario. The fruits of a successful public policy bring several benefits to the development of tourism, and with this in mind, the work in question seeks to analyze the public policies for marketing by the Ministry of Tourism aimed at domestic tourism. With this, it was possible to score the results, in addition to verifying whether they contributed positively to the promotion of national tourism. The policies in focus will be the Marketing Plan Cores do Brasil, 2005; the Experiências do Brasil Tourism Marketing Plan (2014-2018) and the Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, an action of the Tourism Regionalization Program. This research is exploratory and methodologically qualifies as documentary research, consisting of a bibliographic investigation involving authors relevant to the fields of tourism, marketing, and public policy, in addition to presenting the development of tourism by the government since its creation from the Ministério do Turismo to the present day. The research points out that the lack of clarity regarding the stages and cycles of policies and the lack of preparation of government and tourism managers in the administrative sphere can generate unfruitful and incomplete public policies, making it impossible to reach their goals and, consequently, your success.pt_BR
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