Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gazoni, Jefferson Lorencini | - |
dc.contributor.author | Sousa, Greyce Kelly Oliveira de | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Greyce Kelly Oliveira de. Políticas públicas de marketing: uma análise na perspectiva do turismo brasileiro. 2021. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Visto que políticas públicas são para a gestão pública se articular perante a população,
no âmbito do turismo esse pensamento não poderia ser diferente. Os frutos de uma
política pública exitosa trazem diversos benefícios para o desenvolvimento do turismo,
e tendo isso em vista, o trabalho em questão procura analisar as políticas públicas de
marketing do Ministério do Turismo voltadas para o turismo interno. Com isso, foi
possível pontuar os resultados, além de averiguar se os mesmos contribuíram de
forma positiva para o fomento do turismo nacional. As políticas em foco são o Plano
de Marketing Cores do Brasil, de 2005; o Plano de Marketing Turístico Experiências
do Brasil (2014-2018) e o Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, ação do Programa
de Regionalização do Turismo. A presente pesquisa apresenta caráter exploratório e
se qualifica metodologicamente como uma pesquisa documental, consistindo em uma
investigação de cunho bibliográfico envolvendo autores pertinentes aos campos do
turismo, marketing e políticas públicas, além de apresentar o desenvolvimento do
turismo por parte do poder público desde a criação do Ministério do Turismo até os
dias atuais. A pesquisa aponta que a falta de clareza quanto às etapas e ciclos das
políticas e o despreparo dos governantes e gestores do turismo na esfera
administrativa podem gerar políticas públicas infrutíferas e incompletas, fazendo
assim com que seja impossibilitado o alcance de seus objetivos e, consequentemente,
seu sucesso. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marketing turístico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo - marketing | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo - políticas públicas | pt_BR |
dc.title | Políticas públicas de marketing : uma análise na perspectiva do turismo brasileiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-10T12:07:42Z | - |
dc.date.available | 2022-02-10T12:07:42Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-16 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29857 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Since public policies are for public management to be articulated with the population,
this thought would not be different in the tourism scenario. The fruits of a successful
public policy bring several benefits to the development of tourism, and with this in mind,
the work in question seeks to analyze the public policies for marketing by the Ministry
of Tourism aimed at domestic tourism. With this, it was possible to score the results,
in addition to verifying whether they contributed positively to the promotion of national
tourism. The policies in focus will be the Marketing Plan Cores do Brasil, 2005; the
Experiências do Brasil Tourism Marketing Plan (2014-2018) and the Salão do Turismo
- Roteiros do Brasil, an action of the Tourism Regionalization Program. This research
is exploratory and methodologically qualifies as documentary research, consisting of a
bibliographic investigation involving authors relevant to the fields of tourism, marketing,
and public policy, in addition to presenting the development of tourism by the
government since its creation from the Ministério do Turismo to the present day. The
research points out that the lack of clarity regarding the stages and cycles of policies
and the lack of preparation of government and tourism managers in the administrative
sphere can generate unfruitful and incomplete public policies, making it impossible to
reach their goals and, consequently, your success. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Turismo
|