Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29853
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AnaCarolinaFreitasQuintiliano_tcc.pdf2,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Imaginário popular e conflitos territoriais no Plano Piloto turistificado de Brasília
Autor(es): Quintiliano, Ana Carolina de Freitas
Orientador(es): Costa, Everaldo Batista da
Coorientador(es): Alves, Vitor João Ramos
Assunto: Turismo
Distrito Federal (DF)
Conflito social
Conflito de interesses
Imaginário coletivo
Data de apresentação: 11-Nov-2021
Data de publicação: 10-Fev-2022
Referência: QUINTILIANO, Ana Carolina de Freitas. Imaginário popular e conflitos territoriais no Plano Piloto turistificado de Brasília. 2021. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho enfoca o Plano Piloto turistificado, com o objetivo de evidenciar vulnerabilidades e conflitos territoriais advindos dos usos e relações sociais no espaço. Metodologicamente, busca-se, através de imagens e imaginários de trabalhadores e residentes da Capital (recuperado através de entrevistas semiestruturadas), perceber, mesmo que em segundo plano, se o imaginário popular influencia e suporta os conflitos territoriais existentes. A partir disso, serão propostas algumas soluções viáveis para dar corpo à presente análise, a partir do olhar do turismo, com finalidade de encontrar novos caminhos para a construção de novos imaginários do Plano Piloto turistificado.
Resumén: El presente trabajo se centra en el Plan Piloto turístico, con el objetivo de resaltar las vulnerabilidades y conflictos territoriales derivados de los usos y relaciones sociales en el espacio. Metodológicamente, busca, a través de imágenes e imaginarios de trabajadores y vecinos de la Capital (recuperados a través de entrevistas semiestructuradas), percibir, aunque sea de fondo, si el imaginario popular influye y apoya los conflictos territoriales existentes. A partir de esto, se propondrán algunas soluciones viables para plasmar este análisis, desde la perspectiva del turismo, con el objetivo de encontrar nuevas formas de construir nuevos imaginarios del Plan Piloto turístico.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Turismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.