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Título: Percepção de alunos sobre aulas online de piano popular
Autor(es): Silva, Douglas de Oliveira
Orientador(es): Montandon, Maria Isabel
Assunto: Educação musical
Educação não-formal
Piano - instrução e estudo
Ensino - espaços não formais
Ensino à distância
Instrumentos musicais
Data de apresentação: 26-Ago-2021
Data de publicação: 9-Fev-2022
Referência: SILVA, Douglas de Oliveira. Percepção de alunos sobre aulas online de piano popular. 2021. 49 f.,il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho, desenvolvido durante o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), buscou compreender a percepção de alunos sobre aulas online de piano popular. A revisão de literatura inclui pesquisas sobre terminologia do ensino remoto emergencial (SALDANHA, 2020; JUNQUEIRA, 2020; GIORNO e ROSA, 2020; OLIVEIRATORRES, 2012; HODGES et al., 2020), histórico da educação a distância (QUINTANA e FERNANDES, 2014; MUGNOL, 2016; PRESSATO, 2020), problemas e potenciais no ensino remoto emergencial (GOHN, 2020; RONDINI et al., 2020; COUTO et al., 2020), histórico do ensino de música online síncrona e assíncrona (VASCONCELLOS, 2017; QUEIROZ, 2020), ensino remoto emergencial de música (MATOS, 2021; LARRUSCAIN e LOURO, 2020; CRUZ e LEITE, 2020; FILHO et al., 2020), percepção de alunos sobre o ensino remoto emergencial (TAVARES, 2020) e percepção de alunos de música sobre o ensino remoto emergencial (SANTIAGO, 2021). A pesquisa empregou metodologia qualitativa (SAKAMOTO e SILVEIRA, 2014), com duas entrevistas estruturadas e uma entrevista semiestruturada (SZYMANSKY, 2000; ROSA e ARNOLDI, 2017). Participaram da pesquisa dois estudantes-voluntários, que fizeram aulas assíncronas de abril a julho de 2020, com os materiais desenvolvidos por mim, sob orientação da Professora Dra. Maria Isabel Montandon, durante a disciplina de Estágio Supervisionado em Música 2, e posteriormente, tiveram aulas online síncronas, entre o período de março a maio de 2021. Os dois estudantes consideram que os formatos síncrono e assíncrono foram importantes em sua aprendizagem. Destacam a importância da qualidade dos materiais produzidos nas aulas online síncronas e nas aulas assíncronas. Um dos alunos considerou que as aulas online trazem a facilidade de estar em casa e não perder tempo de deslocamento que haveria em uma aula presencial. O outro estudante pontuou que preferiria ter aulas assíncronas de instrumento e que as aulas presenciais serviriam apenas para sanar as possíveis dúvidas. É possível concluir com os relatos dos estudantesvoluntários que participaram dessa pesquisa que é possível aprender piano com aulas online e que as aulas online e as aulas presenciais possuem especificidades no momento da aprendizagem, mas que não há um formato que seja melhor que o outro.
Abstract: This work, developed during the social isolation imposed by the new coronavirus pandemic (Covid-19), sought to understand the perception of students about online lessons of popular piano. The literature review includes research on emergency remote teaching terminology (SALDANHA, 2020; JUNQUEIRA, 2020; GIORNO and ROSA, 2020; OLIVEIRA-TORRES, 2012; HODGES et al., 2020), history of distance education (QUINTANA and FERNANDES , 2014; MUGNOL, 2016; PRESSATO, 2020), problems and potentials in emergency remote education (GOHN, 2020; RONDINI et al., 2020; COUTO et al., 2020), history of synchronous and asynchronous online music teaching (VASCONCELLOS , 2017; QUEIROZ, 2020), emergency remote music education (MATOS, 2021; LARRUSCAIN and LOURO, 2020; CRUZ and LEITE, 2020; FILHO et al., 2020), students' perception of emergency remote education (TAVARES, 2020 ) and perception of music students about emergency remote teaching (SANTIAGO, 2021). The research used a qualitative methodology (SAKAMOTO and SILVEIRA, 2014), with two structured interviews and a semi-structured interview (SZYMANSKY, 2000; ROSA and ARNOLDI, 2017). Two student volunteers participated in the research, who took asynchronous classes from April to July 2020, with the materials developed by me, under the guidance of Professor Dr. Maria Isabel Montandon, during the discipline of Supervised Internship in Music 2, and later, they had synchronous online classes, from March to May 2021. The two students consider that the synchronous and asynchronous formats were important in their learning. They highlight the importance of the quality of materials produced in synchronous online classes and in asynchronous classes. One of the students considered that online classes bring the ease of being at home and not wasting time on commuting that there would be in a face-to-face class. The other student pointed out that he would prefer to have asynchronous instrument lessons and that the face-to-face lessons would only serve to resolve any possible doubts. It is possible to conclude with the reports of the student-volunteers who participated in this research that it is possible to learn piano with online classes and that online classes and in-person classes have specificities at the time of learning, but that there is no format that is better than the other.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2021.
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