Título: | Percepção de alunos sobre aulas online de piano popular |
Autor(es): | Silva, Douglas de Oliveira |
Orientador(es): | Montandon, Maria Isabel |
Assunto: | Educação musical Educação não-formal Piano - instrução e estudo Ensino - espaços não formais Ensino à distância Instrumentos musicais |
Data de apresentação: | 26-Ago-2021 |
Data de publicação: | 9-Fev-2022 |
Referência: | SILVA, Douglas de Oliveira. Percepção de alunos sobre aulas online de piano popular. 2021. 49 f.,il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Este trabalho, desenvolvido durante o isolamento social imposto pela pandemia do novo
coronavírus (Covid-19), buscou compreender a percepção de alunos sobre aulas online de piano
popular. A revisão de literatura inclui pesquisas sobre terminologia do ensino remoto
emergencial (SALDANHA, 2020; JUNQUEIRA, 2020; GIORNO e ROSA, 2020; OLIVEIRATORRES, 2012; HODGES et al., 2020), histórico da educação a distância (QUINTANA e
FERNANDES, 2014; MUGNOL, 2016; PRESSATO, 2020), problemas e potenciais no ensino
remoto emergencial (GOHN, 2020; RONDINI et al., 2020; COUTO et al., 2020), histórico do
ensino de música online síncrona e assíncrona (VASCONCELLOS, 2017; QUEIROZ, 2020),
ensino remoto emergencial de música (MATOS, 2021; LARRUSCAIN e LOURO, 2020;
CRUZ e LEITE, 2020; FILHO et al., 2020), percepção de alunos sobre o ensino remoto
emergencial (TAVARES, 2020) e percepção de alunos de música sobre o ensino remoto
emergencial (SANTIAGO, 2021). A pesquisa empregou metodologia qualitativa
(SAKAMOTO e SILVEIRA, 2014), com duas entrevistas estruturadas e uma entrevista
semiestruturada (SZYMANSKY, 2000; ROSA e ARNOLDI, 2017). Participaram da pesquisa
dois estudantes-voluntários, que fizeram aulas assíncronas de abril a julho de 2020, com os
materiais desenvolvidos por mim, sob orientação da Professora Dra. Maria Isabel Montandon,
durante a disciplina de Estágio Supervisionado em Música 2, e posteriormente, tiveram aulas
online síncronas, entre o período de março a maio de 2021. Os dois estudantes consideram que
os formatos síncrono e assíncrono foram importantes em sua aprendizagem. Destacam a
importância da qualidade dos materiais produzidos nas aulas online síncronas e nas aulas
assíncronas. Um dos alunos considerou que as aulas online trazem a facilidade de estar em casa
e não perder tempo de deslocamento que haveria em uma aula presencial. O outro estudante
pontuou que preferiria ter aulas assíncronas de instrumento e que as aulas presenciais serviriam
apenas para sanar as possíveis dúvidas. É possível concluir com os relatos dos estudantesvoluntários que participaram dessa pesquisa que é possível aprender piano com aulas online e
que as aulas online e as aulas presenciais possuem especificidades no momento da
aprendizagem, mas que não há um formato que seja melhor que o outro. |
Abstract: | This work, developed during the social isolation imposed by the new coronavirus pandemic
(Covid-19), sought to understand the perception of students about online lessons of popular
piano. The literature review includes research on emergency remote teaching terminology
(SALDANHA, 2020; JUNQUEIRA, 2020; GIORNO and ROSA, 2020; OLIVEIRA-TORRES,
2012; HODGES et al., 2020), history of distance education (QUINTANA and FERNANDES ,
2014; MUGNOL, 2016; PRESSATO, 2020), problems and potentials in emergency remote
education (GOHN, 2020; RONDINI et al., 2020; COUTO et al., 2020), history of synchronous
and asynchronous online music teaching (VASCONCELLOS , 2017; QUEIROZ, 2020),
emergency remote music education (MATOS, 2021; LARRUSCAIN and LOURO, 2020; CRUZ
and LEITE, 2020; FILHO et al., 2020), students' perception of emergency remote education
(TAVARES, 2020 ) and perception of music students about emergency remote teaching
(SANTIAGO, 2021). The research used a qualitative methodology (SAKAMOTO and
SILVEIRA, 2014), with two structured interviews and a semi-structured interview
(SZYMANSKY, 2000; ROSA and ARNOLDI, 2017). Two student volunteers participated in the
research, who took asynchronous classes from April to July 2020, with the materials developed
by me, under the guidance of Professor Dr. Maria Isabel Montandon, during the discipline of
Supervised Internship in Music 2, and later, they had synchronous online classes, from March
to May 2021. The two students consider that the synchronous and asynchronous formats were
important in their learning. They highlight the importance of the quality of materials produced
in synchronous online classes and in asynchronous classes. One of the students considered that
online classes bring the ease of being at home and not wasting time on commuting that there
would be in a face-to-face class. The other student pointed out that he would prefer to have
asynchronous instrument lessons and that the face-to-face lessons would only serve to resolve
any possible doubts. It is possible to conclude with the reports of the student-volunteers who
participated in this research that it is possible to learn piano with online classes and that online
classes and in-person classes have specificities at the time of learning, but that there is no
format that is better than the other. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.