Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29838
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_PauloBTeixeiraNeto_tcc.pdfTrabalho de conclusão de curso2,75 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Caixa preta para carros : proposta para calibração, coleta e fusão de dados
Autor(es): Teixeira Neto, Paulo Borges
Orientador(es): Zelenovsky, Ricardo
Assunto: Armazenamento de dados
Processamento eletrônico de dados
Dispositivos eletrônicos
Data de apresentação: 26-Mai-2021
Data de publicação: 9-Fev-2022
Referência: TEIXEIRA NETO, Paulo Borges. Caixa preta para carros: proposta para calibração, coleta e fusão de dados. 2021. 118 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este projeto apresenta uma plataforma que coleta e armazena dados inerciais, de forma que eles possam ser extraídos e utilizados para a reconstrução da dinâmica da orientação de um veículo, auxiliando o trabalho da perícia de trânsito, que muitas vezes não pode confiar na utilização de dispositivos de coleta de dados já presentes nos veículos. O sis tema desenvolvido faz o uso de uma unidade de medição inercial capaz de medir campo magnético, aceleração e giro, que são usados em métodos de fusão de dados para a estima tiva da orientação. Em especial, este texto trata do motivo de se incluir o magnetômetro no sistema e aborda uma biblioteca que implementa métodos detalhados de self-test e calibração de sensores, com o fim de garantir a integridade dos dados obtidos.
Abstract: The goal for this thesis is presenting a platform that collects and stores inertial data that can be extracted and used by experts to reconstruct the vehicle’s attitude. The device includes an inertial measurement unit that is able to collect acceleration, angular velocity and magnetic field which can be used to reconstruct the orientations by using sensor fusion algorithms. This text also presents why the system should use the magnetometer to provide correct data in all the three axis and also presents detailed methods for self-test and calibration that are used to make sure the data is consistent.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.