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2020_VictorAraujoDantas_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)1,47 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorSousa Júnior, Rafael Timóteo de-
dc.contributor.authorDantas, Victor Araujo-
dc.identifier.citationDANTAS, Victor Araujo. Estimação da direção de chegada e da posição de VANTs (Veículos Aéreos Não-Tripulados) por meio de arranjo de antenas direcionais. 2020. 55 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEm decorrência do aumento do uso de VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) aumentouse o risco da manipulação errada desses veículos, como por exemplo uso em locais com aglomeração de pessoas ou nas proximidades de aeroportos, além da possibilidade de uso ilegal, tal como manuseio em presídios para fins ilícitos. A área de estudo de estimação de direção de chegada e da posição do emissor mostra-se importante para atenuação dos riscos da manipulação errada de VANTs. Em estudos anteriores, o método utilizado para estimação da direção de chegada foi a utilização da potência do sinal recebido ( do inglês: RSS - Received Signal Strength) em conjunto com o uso de geometria platônica sólida e posterior aplicação do algoritmo MUSIC (Multiple Signal Classification). O projeto em tela tem como objetivo propor uma técnica simplificada de Estimação de Direção de Chegada (do inglês: DoA - Direction of Arrival Estimation) para sinais emitidos por Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) por meio do uso de arranjos de antenas, além da estimação da posição do VANT emissor do sinal. A técnica de estimação da direção de chegada proposta nesse projeto utiliza a potência do sinal recebido, porém de forma mais simplificada, associada ao ganho de diretividade, que é uma característica própria da antena escolhida como receptora do sinal. A primeira técnica de estimação da posição proposta se baseia no uso de dois arranjos idênticos de antenas direcionais e na interseção dos pontos correspondentes à estimação de direção de chegada de cada arranjo de antena. Outra técnica de estimação de posição proposta baseia-se na triangulação da estimação da direção de chegada de quatro arranjos de antenas direcionais dispostos como vértices de um quadrilátero.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEstimação de Direção de Chegada (DoA)pt_BR
dc.subject.keywordProcessamento de sinais - técnicas digitaispt_BR
dc.subject.keywordVeículo aéreo não tripuladopt_BR
dc.titleEstimação da direção de chegada e da posição de VANTs (Veículos Aéreos Não-Tripulados) por meio de arranjo de antenas direcionaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-09T15:09:08Z-
dc.date.available2022-02-09T15:09:08Z-
dc.date.submitted2020-07-08-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29837-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoMiranda, Ricardo Kehrle-
dc.description.abstract1The use of Unmanned Aerial Vehicles (UAVs) has increased the risk of misuse of these vehicles, such as in crowded places or near airports, and the possibility of illegal use, such as in prisons for illicit purpose.The direction of arrival estimation and position estimation are two important fields of study that make possible the mitigation of the risks of incorrect handling of UAVs. In previous studies, the estimation of the direction of arrival occurred by the use of the received signal strength (RSS - Received Signal Strength) along with solid platonic geometry and subsequent application of the MUSIC (Multiple Signal Classification) algorithm. A simplified direction of arrival (DoA) estimation technique for signals emitted by Unmanned Aerial Vehicles (UAVs) through the use of antenna array, moreover the estimation of the position of the UAV is proposed in this project. The direction of arrival estimation technique proposed uses the received signal strength, although in a more simplified way, associated with the directivity gain, which is a characteristic of the antenna that will receive the signal. The first technique proposed to estimate the position of the emitter use two identical antenna arrays and the intersection point corresponding to the estimation of the direction of arrival of each antenna array. A different technique to estimate the position of an emitter is the triangulation of the DoA estimation of four directional antenna arrays. These antenna arrays represent each vertice of the quadrilateral in which the emitter is within.pt_BR
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