Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29836
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_YanPietroBarcellosGalli_tcc.pdfTrabalho de conclusão de curso502,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As motivações para o rejuvenescimento de software : uma abordagem em grounded theory acompanhada de NLP
Autor(es): Galli, Yan Pietro Barcellos
Orientador(es): Almeida, Rodrigo Bonifácio de
Assunto: Software - desenvolvimento
Linguagem de programação (Computadores)
Linguagem natural
Data de apresentação: 10-Nov-2021
Data de publicação: 9-Fev-2022
Referência: GALLI, Yan Pietro Barcellos. As motivações para o rejuvenescimento de software: uma abordagem em grounded theory acompanhada de NLP. 2021. 40 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Os Engenheiros de Software estão constantemente buscando melhorar seus processos de desenvolvimento de software. Uma parte significativa da melhora do processo de desen volvimento está contida nas novas formas que vão surgindo de desenvolver o software, por meio das novas funcionalidades que passam a existir quando as linguagens de progra mação evoluem. Esse processo de evolução, entretanto, não está ligado apenas a questões técnicas e computacionais, mas também a questões sociais e humanas. Na última década, vem ocorrendo um aumento substancial de pesquisas na área de software que exploram as questões humanas, sociais e mercadológicas do software, sendo que em muitos casos é utilizada a metodologia Grounded Theory para tal. No presente artigo, utilizamos a metodologia Grounded Theory para evidenciar qual a relação entre a evolução do software e a evolução da linguagem utilizada para o desen volvimento deste software. Propomos também uma adaptação no processo da metodologia Grounded Theory, acrescentando uma etapa quantitativa em seu processo com o uso de Processamento de Linguagem Natural, com o objetivo de encontrar melhores respostas para a pergunta de pesquisa apresentada. Utilizamos a Grounded Theory como um método quanti-qualitativo para estudar 23 entrevistas com desenvolvedores experientes e de experiências diversas para compreender melhor as motivações por trás da evolução do software. Como resultados, apresentamos (a) uma amostra dos resultados alcançados pela aplicação parcial da metodologia de Grounded Theory no contexto da evolução do software; (b) uma maneira de aplicar o processamento de linguagem natural no contexto de análises qualitativas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.