Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29834
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_HugoNascimentoFonseca_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)1,69 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de viabilidade e proposta de topologia de um sistema de gerenciamento de energia para nanosatélites da constelação Alfa Crux
Autor(es): Fonseca, Hugo Nascimento
Orientador(es): Café, Daniel Chaves
Assunto: Conversores analógicos-digitais
Nanosatélites
Dispositivos eletrônicos
Microcontroladores
Data de apresentação: 11-Dez-2020
Data de publicação: 9-Fev-2022
Referência: FONSECA, Hugo Nascimento. Estudo de viabilidade e proposta de topologia de um sistema de gerenciamento de energia para nanosatélites da constelação Alfa Crux. 2020. 47 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo de viabilidade e ao final propõe uma versão para o desenvolvimento de um dispositivo EPS, sigla para Electrical Power System, para um Cubesat 1U. O objetivo consiste em propor uma placa eletrônica que realize a aquisição, armazenamento e distribuição de energia, além de atender os demais requisitos da missão em diversas frentes, tais como a padronização, as conexões com os sistemas embarcados necessários, os requisitos de operação, o consumo, entre outros. Será apresentado em detalhes um background com missões anteriores, de outras universidades do mundo inteiro, alguns conceitos teóricos necessários e, por fim, o hardware proposto para o projeto. Esse trabalho está inserido no contexto do projeto Alfa Crux, desenvolvido pelo laboratório LODESTAR, Laboratório de Simulação e Controle de Sistemas Aeroespaciais, da Universidade de Brasília (UnB), que tem como um de seus objetivos desenvolver uma constelação de nanossatélites, sendo o primeiro lançamento previsto para até o final de 2021, início de 2022.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Engenharia Elétrica, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.