Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2983
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_PedroMeiraLimaMattos.pdf1,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Caracterização do Escritório de Projeto em empresas de arquitetura do DF
Autor(es): Mattos, Pedro Meira Lima
Orientador(es): Carvalho, José Márcio
Assunto: Administração de projetos
Estrutura organizacional
Data de apresentação: 4-Jul-2011
Data de publicação: 25-Fev-2012
Referência: MATTOS, Pedro Meira Lima. Caracterização do Escritório de Projeto em empresas de arquitetura do DF. 2011. 42 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Os estudos sobre gestão de projeto têm recebido atenção de muitas empresas, por se mostrar uma ferramenta de resposta rápida e adequada às mudanças do mercado. No contexto atual, altamente competitivo, não há espaço para falhas na elaboração de projetos, por essa razão, algumas ferramentas e novos arranjos estruturais vêm sendo adotados para evitar que erros aconteçam permitir maior eficiência da organização e aprimorar os resultados. O escritório de projeto passa a ser um mecanismo de acompanhamento e desenvolvimento dos projetos que irá garantir a eficácia nos resultados pretendidos, dentro e fora das organizações. Para ilustrar esse mecanismo, presente trabalho aborda a conjuntura das empresas de arquitetura em Brasília, que se inserem em um mercado altamente dinâmico e competitivo, sendo fundamental a qualidade e eficiência na elaboração de seus projetos de forma a se sobrepor aos seus concorrentes. Deste modo buscou-se identificar, através de estudo de multicasos e revisão bibliográfica, como o as empresas pesquisadas vem utilizando ferramentas de gestão de projetos. Após a pesquisa desenvolvida, foi possível classificar as empresas em três grupos distintos. Estes grupos foram definidos conforme o tempo de existência, porte físico e forma de trabalho. Apesar de todas as empresas seguirem genericamente os mesmo procedimentos para a elaboração de seus projetos, o Escritório de Projetos possui uma dimensão específica em cada um dos grupos identificados. E fica claro na conclusão do trabalho que todas as empresas pesquisadas ainda estão na fase inicial de utilização da teoria de gestão de projetos para o desenvolvimento de seus trabalhos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons