Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29817
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_IagoCamargoCarvalho_tcc.pdf974,99 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPaiva, João Carlos Neves de-
dc.contributor.authorCarvalho, Iago Camargo-
dc.identifier.citationCARVALHO, Iago Camargo. A relevância das inovações em academias no período da pandemia do coronavírus (2020-2021). 2021. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.pt_BR
dc.description.abstractUm dos setores mais abalados pela pandemia foi o de academias de ginástica. No Distrito Federal, essas empresas fecharam e foram impossibilitadas de receber público no momento inicial da pandemia. Quando autorizadas a reabrirem, as academias tiveram novos gastos para readaptar suas estruturas, com o propósito de seguir as medidas de segurança impostas pelos novos decretos. Muitas empresas do segmento não suportaram esses problemas e tiveram que encerrar suas atividades. Porém, houve aquelas que inovaram e sobreviveram à pandemia e seus efeitos. A fim de abranger diferentes pontos de vista, esta pesquisa qualitativa exploratória investigou dois tipos de estabelecimentos: os de rede e os de bairro e classificou as inovações de acordo com a metodologia do radar da inovação de Sawhney, Wolcott e Arroniz (2006). Portanto, o estudo visou apurar quais foram essas inovações e o quão efetivas foram para que as academias continuassem abertas. Como principais resultados, constatou-se que as academias de redes inovaram mais que as de bairro em sete dimensões, enquanto as de bairro tiveram maior destaque em duas. Logo, a inovação em combinação com outros fatores, como o avanço da vacinação e os protocolos de segurança foram decisivos para a volta dos alunos às atividades.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAcademias de ginásticapt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordcovid-19pt_BR
dc.subject.keywordInovaçãopt_BR
dc.subject.keywordOrganizações - sobrevivênciapt_BR
dc.titleA relevância das inovações em academias no período da pandemia do coronavírus (2020-2021)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-09T00:43:06Z-
dc.date.available2022-02-09T00:43:06Z-
dc.date.submitted2021-11-08-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29817-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1One of the sectors most affected by the pandemic was that of gyms. In the Federal District, these companies closed and were unable to receive the public at the beginning of the pandemic. When authorized to reopen, the academies had new expenses to readjust their structures, with the purpose of following the security measures imposed by the new decrees. Many companies in the segment did not support these problems and had to cease their activities. However, there were those that innovated and survived the pandemic and its effects. In order to cover different points of view, this exploratory qualitative research investigated two types of establishments: network and neighborhood establishments and classified the innovations according to the innovation radar methodology of Sawhney, Wolcott and Arroniz (2006). Therefore, the study aimed to find out what these innovations were and how effective they were for the academies to remain open. As main results, it was found that network academies innovated more than neighborhood academies in seven dimensions, while neighborhood academies were more prominent in two. Therefore, innovation in combination with other factors, such as advances in vaccination and safety protocols, were decisive for the return of students to activities.pt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.