Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Costa, Everaldo Batista da | - |
dc.contributor.author | Menezes, Saulo dos Santos | - |
dc.identifier.citation | MENEZES, Saulo dos Santos. Território e circulação: crítica ao planejamento estatal e proposta de mobilidade urbana em ciclovias para Taguatinga-DF. 2021. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é propor e justificar a apropriação do espaço urbano
através de uma ciclovia em Taguatinga. Para isso, analisamos sua dinâmica
viária a partir de perspectivas históricas, sociais e econômicas, juntamente com
sua estrutura física. A mobilidade urbana reflete os mecanismos de poder por
trás do uso do espaço nas cidades; veremos que a mobilidade no Distrito
Federal ainda é um desdobramento do projeto de Brasília, além de refletir os
interesses de agentes públicos e privados em um contexto de mercantilização
do espaço urbano. Nossa hipótese é a de que uma malha cicloviária mais
robusta, aliada ao incentivo do uso da bicicleta como meio de transporte, não
apenas dinamizaria o uso do espaço em Taguatinga, mas melhoraria a
qualidade de vida dos indivíduos de um modo geral. Assumimos uma postura
crítica em relação ao planejamento urbano da maneira que se apresenta, e nos
alinhamos a uma concepção de planejamento urbano humanista, que,
superando uma racionalidade-instrumental excludente, seja centrada nos
indivíduos. A partir de pesquisa bibliográfica e visitas a campo, constatamos
que, além de reunir todas as características favoráveis à implantação de
ciclovias, Taguatinga já ocupa um lugar central na região, o que só reforça a
necessidade de um planejamento urbano mais consciente e humano. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Planejamento urbano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciclovias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Taguatinga (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Espaço urbano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bicicletas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Segregação socioespacial | pt_BR |
dc.title | Território e circulação : crítica ao planejamento estatal e proposta de mobilidade urbana em ciclovias para Taguatinga-DF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-04T12:57:11Z | - |
dc.date.available | 2022-02-04T12:57:11Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29797 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The aim of this study is to propose and justify the appropriation of urban space
in Taguatinga through a bicycle path. For this, we analyze its road dynamics
from a historical, social and economic perspective, along with its physical
structure. Urban mobility reflects the power mechanisms behind the use of city
space; in the Federal District of Brazil, mobility is still an implication of Brasilia's
plan, in addition to reflecting the interests of public and private agents in the
context of commodification of urban space. Our hypothesis was that a more
robust cycling network, allied to encouraging the use of bicycles as a mode of
transport, would not only streamline the use of space in Taguatinga, but would
improve the quality of life of individuals in general. We take a critical stance
towards urban planning as it is, and we align ourselves with a humanist urban
planning concept, which, overcoming an exclusionary instrumental rationality, is
centered on individuals. Based on bibliographical research and field visits, we
found that, besides having all the attributes favorable to the implementation of
bicycle paths, Taguatinga is central to the region, which only reinforces the
need for a more conscious and humane urban planning. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Geografia
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