Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29797
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_SauloDosSantosMenezes_tcc.pdf10,48 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCosta, Everaldo Batista da-
dc.contributor.authorMenezes, Saulo dos Santos-
dc.identifier.citationMENEZES, Saulo dos Santos. Território e circulação: crítica ao planejamento estatal e proposta de mobilidade urbana em ciclovias para Taguatinga-DF. 2021. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é propor e justificar a apropriação do espaço urbano através de uma ciclovia em Taguatinga. Para isso, analisamos sua dinâmica viária a partir de perspectivas históricas, sociais e econômicas, juntamente com sua estrutura física. A mobilidade urbana reflete os mecanismos de poder por trás do uso do espaço nas cidades; veremos que a mobilidade no Distrito Federal ainda é um desdobramento do projeto de Brasília, além de refletir os interesses de agentes públicos e privados em um contexto de mercantilização do espaço urbano. Nossa hipótese é a de que uma malha cicloviária mais robusta, aliada ao incentivo do uso da bicicleta como meio de transporte, não apenas dinamizaria o uso do espaço em Taguatinga, mas melhoraria a qualidade de vida dos indivíduos de um modo geral. Assumimos uma postura crítica em relação ao planejamento urbano da maneira que se apresenta, e nos alinhamos a uma concepção de planejamento urbano humanista, que, superando uma racionalidade-instrumental excludente, seja centrada nos indivíduos. A partir de pesquisa bibliográfica e visitas a campo, constatamos que, além de reunir todas as características favoráveis à implantação de ciclovias, Taguatinga já ocupa um lugar central na região, o que só reforça a necessidade de um planejamento urbano mais consciente e humano.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordPlanejamento urbanopt_BR
dc.subject.keywordCicloviaspt_BR
dc.subject.keywordTaguatinga (DF)pt_BR
dc.subject.keywordEspaço urbanopt_BR
dc.subject.keywordBicicletaspt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - mobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordSegregação socioespacialpt_BR
dc.titleTerritório e circulação : crítica ao planejamento estatal e proposta de mobilidade urbana em ciclovias para Taguatinga-DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-04T12:57:11Z-
dc.date.available2022-02-04T12:57:11Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29797-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The aim of this study is to propose and justify the appropriation of urban space in Taguatinga through a bicycle path. For this, we analyze its road dynamics from a historical, social and economic perspective, along with its physical structure. Urban mobility reflects the power mechanisms behind the use of city space; in the Federal District of Brazil, mobility is still an implication of Brasilia's plan, in addition to reflecting the interests of public and private agents in the context of commodification of urban space. Our hypothesis was that a more robust cycling network, allied to encouraging the use of bicycles as a mode of transport, would not only streamline the use of space in Taguatinga, but would improve the quality of life of individuals in general. We take a critical stance towards urban planning as it is, and we align ourselves with a humanist urban planning concept, which, overcoming an exclusionary instrumental rationality, is centered on individuals. Based on bibliographical research and field visits, we found that, besides having all the attributes favorable to the implementation of bicycle paths, Taguatinga is central to the region, which only reinforces the need for a more conscious and humane urban planning.pt_BR
Aparece na Coleção:Geografia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.