Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Jéssica Magalhães | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Jéssica Magalhães. A abordagem da energia nuclear em livros didáticos de química sob a perspectiva dos direitos humanos. 2021. 47 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O acesso à energia elétrica configura-se como um direito humano fundamental,
intrinsecamente relacionado à garantia de vários outros direitos e, a utilização de energia
nuclear é um dos caminhos para a garantia deste direito. Diante disso, esta pesquisa
propõe-se a avaliar a abordagem do tema nos livros didáticos de química contemplados
no PNLD 2018. Através da análise de conteúdo, uma leitura diagonal foi realizada e os
trechos relacionados à Energia nuclear foram identificados e analisados, verificando-se
sua adequação à uma perspectiva de Educação em Direitos Humanos. Outros dois
principais constructos emergiriam da leitura e também foram avaliados: (1)
funcionamento de uma usina nuclear e as (2) vantagens e desvantagens de sua utilização. Alguns aspectos alusivos à visão integral dos direitos e uma educação para o “nunca mais” foram identificadas ao longo de algumas coleções. Todavia, a formação de sujeitos de direito e atores sociais; e o empoderamento individual e coletivo ainda não são aspectos presentes nos livros de química, fazendo-se necessário pensarmos em caminhos para melhor garantir uma educação para a cidadania, que incentive o estabelecimento de uma cultura dos Direitos Humanos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Química - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Energia nuclear | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direitos humanos | pt_BR |
dc.title | A abordagem da energia nuclear em livros didáticos de química sob a perspectiva dos direitos humanos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-03T15:29:11Z | - |
dc.date.available | 2022-02-03T15:29:11Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-26 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29779 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Química
|