Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29779
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_JessicaMagalhesRodrigues_tcc.pdf998,31 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorToledo, Evelyn Jeniffer de Lima-
dc.contributor.authorRodrigues, Jéssica Magalhães-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Jéssica Magalhães. A abordagem da energia nuclear em livros didáticos de química sob a perspectiva dos direitos humanos. 2021. 47 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO acesso à energia elétrica configura-se como um direito humano fundamental, intrinsecamente relacionado à garantia de vários outros direitos e, a utilização de energia nuclear é um dos caminhos para a garantia deste direito. Diante disso, esta pesquisa propõe-se a avaliar a abordagem do tema nos livros didáticos de química contemplados no PNLD 2018. Através da análise de conteúdo, uma leitura diagonal foi realizada e os trechos relacionados à Energia nuclear foram identificados e analisados, verificando-se sua adequação à uma perspectiva de Educação em Direitos Humanos. Outros dois principais constructos emergiriam da leitura e também foram avaliados: (1) funcionamento de uma usina nuclear e as (2) vantagens e desvantagens de sua utilização. Alguns aspectos alusivos à visão integral dos direitos e uma educação para o “nunca mais” foram identificadas ao longo de algumas coleções. Todavia, a formação de sujeitos de direito e atores sociais; e o empoderamento individual e coletivo ainda não são aspectos presentes nos livros de química, fazendo-se necessário pensarmos em caminhos para melhor garantir uma educação para a cidadania, que incentive o estabelecimento de uma cultura dos Direitos Humanos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnergia nuclearpt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordDireitos humanospt_BR
dc.titleA abordagem da energia nuclear em livros didáticos de química sob a perspectiva dos direitos humanospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-03T15:29:11Z-
dc.date.available2022-02-03T15:29:11Z-
dc.date.submitted2021-05-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29779-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.