Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29756
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MellodyDibAssis_tcc.pdf298,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estresse ocupacional de cuidadores de idosos institucionalizados : uma revisão bibliográfica
Autor(es): Assis, Mellody Dib
Orientador(es): Rodrigues, Daniela da Silva
Assunto: Cuidadores
Stress ocupacional
Esgotamento profissional
Burnout (Psicologia)
Data de apresentação: 10-Dez-2020
Data de publicação: 1-Fev-2022
Referência: ASSIS, Mellody Dib. Estresse ocupacional de cuidadores de idosos institucionalizados: uma revisão bibliográfica. 2020. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Introdução: O estresse ocupacional e o esgotamento profissional são fatores apontados na literatura como frequentemente presentes entre profissionais de saúde, muitas vezes associado ao diagnóstico da Síndrome de Burnout. Sendo assim, as consequências decorrentes do estresse ocupacional e esgotamento profissional podem afetar tanto a saúde destes profissionais, quanto à qualidade e o desempenho em suas atividades de trabalho. Objetivo: Analisar a produção científica relacionada aos fatores de estresse ocupacional e de satisfação no trabalho de cuidadores de idosos institucionalizados. Metodologia: Será realizado uma revisão de literatura com buscas nos periódicos das áreas de Terapia Ocupacional: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo – USP; Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional da Universidade de São Carlos – UFSCar e Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional – Revisbrato. Resultados obtidos: De acordo com as pesquisas realizadas foi possível constatar que às dificuldades e os fatores que causam a estafa ocupacional, com as predisposições atuais do perfil dos cuidadores de idosos. Também foi possível identificar se há ou não satisfação no trabalho destes profissionais de saúde, contudo, os autores elencados para o referencial teórico não abordaram tal condição. Faz-se necessário a busca de mais estudos sobre as intervenções da Terapia Ocupacional para que seja possível compreender com maior propriedade sobre a atuação da mesma com cuidadores de idosos institucionalizados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Terapia Ocupacional, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.