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dc.contributor.advisorAlves, Vitor João Ramos-
dc.contributor.authorGarcia, Karen Ramos-
dc.identifier.citationGARCIA, Karen Ramos. Pela voz da geração: a representação social do turismo na velhice. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar a representação social do turismo enquanto prática de lazer para um grupo de idosas da geração +60. Partindo de uma abordagem qualitativa, foram selecionadas cinco idosas para participarem do estudo, com realização de entrevistas individuais semiestruturadas para posterior análise de narrativa do discurso das participantes. Dentre os resultados encontrados, pode-se destacar a relevância social do turismo na vida de cada entrevistada, principalmente enquanto forma de reafirmação da vitalidade individual. O turismo foi associado a necessidade de vivenciar novas experiências para se manter atualizado sobre o mundo e apontado como relevante pelas participantes. Contudo, não é priorizado pelas idosas entrevistadas. Foi apontada a relação da não priorização do turismo e do lazer com desânimo, timidez e, especialmente, com as dificuldades e limitações da idade. Conclui-se que a representação social do turismo para as entrevistadas está diretamente ligada a prática de viajar a lazer enquanto instrumento de socialização, sendo necessário o incentivo e multiplicação do conhecimento a respeito das possibilidades turísticas na fase da velhice. O desânimo, receio e timidez encontradas nas falas das idosas quando se referem a praticar turismo estando em uma idade mais avançada podem ser ressignificados com a imersão no entendimento do real significado do que é turismo e sua relação com o individual humano.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTurismopt_BR
dc.subject.keywordIdosospt_BR
dc.subject.keywordIdosos - qualidade de vidapt_BR
dc.subject.keywordIdosos - recreaçãopt_BR
dc.subject.keywordLazerpt_BR
dc.subject.keywordTurismo de lazerpt_BR
dc.titlePela voz da geração : a representação social do turismo na velhicept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-01T11:15:20Z-
dc.date.available2022-02-01T11:15:20Z-
dc.date.submitted2021-11-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29742-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1This study aims to analyze the social representation of tourism as a leisure practice for a group of older women from the +60 generation. Based on a qualitative approach, five older women were selected to participate in the study, with individual semi-structured interviews for subsequent analysis of the narrative of the participants' discourse. Among the results found, the social relevance of tourism in the life of each interviewee can be highlighted, mostly as a way of reaffirming individual vitality. Tourism was associated with the need to live new experiences to stay up to date with the world and was pointed out as relevant by the participants. However, it is not prioritized by the older women interviewed. The relationship of not prioritizing tourism and leisure was attach with discouragement, shyness and, especially, with the difficulties and limitations of age. It is concluded that the social representation of tourism for the interviewees is directly linked to the practice of traveling for leisure as an instrument of socialization, requiring the encouragement and multiplication of knowledge about tourist possibilities in old age. The discouragement, fear and shyness found in the speeches of the older adults when they refer to practicing tourism at an older age can be reinterpreted with the immersion in the knowledge of the real meaning of what tourism is and its relationship with the individual human being.pt_BR
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