Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Alves, Vitor João Ramos | - |
dc.contributor.author | Garcia, Karen Ramos | - |
dc.identifier.citation | GARCIA, Karen Ramos. Pela voz da geração: a representação social do turismo na velhice. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar a representação social do turismo enquanto
prática de lazer para um grupo de idosas da geração +60. Partindo de uma abordagem
qualitativa, foram selecionadas cinco idosas para participarem do estudo, com realização
de entrevistas individuais semiestruturadas para posterior análise de narrativa do discurso
das participantes. Dentre os resultados encontrados, pode-se destacar a relevância social
do turismo na vida de cada entrevistada, principalmente enquanto forma de reafirmação
da vitalidade individual. O turismo foi associado a necessidade de vivenciar novas
experiências para se manter atualizado sobre o mundo e apontado como relevante pelas
participantes. Contudo, não é priorizado pelas idosas entrevistadas. Foi apontada a relação
da não priorização do turismo e do lazer com desânimo, timidez e, especialmente, com as
dificuldades e limitações da idade. Conclui-se que a representação social do turismo para
as entrevistadas está diretamente ligada a prática de viajar a lazer enquanto instrumento
de socialização, sendo necessário o incentivo e multiplicação do conhecimento a respeito
das possibilidades turísticas na fase da velhice. O desânimo, receio e timidez encontradas
nas falas das idosas quando se referem a praticar turismo estando em uma idade mais
avançada podem ser ressignificados com a imersão no entendimento do real significado
do que é turismo e sua relação com o individual humano. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Idosos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Idosos - qualidade de vida | pt_BR |
dc.subject.keyword | Idosos - recreação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lazer | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo de lazer | pt_BR |
dc.title | Pela voz da geração : a representação social do turismo na velhice | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-01T11:15:20Z | - |
dc.date.available | 2022-02-01T11:15:20Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29742 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to analyze the social representation of tourism as a leisure practice for a
group of older women from the +60 generation. Based on a qualitative approach, five
older women were selected to participate in the study, with individual semi-structured
interviews for subsequent analysis of the narrative of the participants' discourse. Among
the results found, the social relevance of tourism in the life of each interviewee can be
highlighted, mostly as a way of reaffirming individual vitality. Tourism was associated
with the need to live new experiences to stay up to date with the world and was pointed
out as relevant by the participants. However, it is not prioritized by the older women
interviewed. The relationship of not prioritizing tourism and leisure was attach with
discouragement, shyness and, especially, with the difficulties and limitations of age. It is
concluded that the social representation of tourism for the interviewees is directly linked
to the practice of traveling for leisure as an instrument of socialization, requiring the
encouragement and multiplication of knowledge about tourist possibilities in old age. The
discouragement, fear and shyness found in the speeches of the older adults when they
refer to practicing tourism at an older age can be reinterpreted with the immersion in the
knowledge of the real meaning of what tourism is and its relationship with the individual
human being. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Turismo
|