Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29739
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_VitorOliveiraDeSousaDias_tcc.pdf3,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Game design e agência : Pax Azteca, expandindo a influência do jogador sobre o enredo
Autor(es): Dias, Vitor Oliveira de Sousa
Orientador(es): Chaves, Gabriel Lyra
Assunto: Design de jogos
Jogos - narrativa
Jogos digitais
Data de apresentação: 4-Dez-2020
Data de publicação: 1-Fev-2022
Referência: DIAS, Vitor Oliveira de Sousa. Game design e agência: Pax Azteca, expandindo a influência do jogador sobre o enredo. 2020. 114 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Design) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Os jogos digitais possuem a capacidade de criar mundos expansivos e diversas camadas de complexidade. Enredos envolventes e profundos são encontrados em jogos desde a década de 1980 e se tornaram uma dimensão essencial nos títulos de sucesso dos últimos anos. Por outro lado, os limites da narrativa continuam relativamente próximos do cinema e televisão. Encontramos um paradoxo quando o jogador recebe controle completo sobre as ações de sua personagem e, ainda assim, é incapaz de alterar o curso da história dela. Este trabalho tem como proposta refletir sobre as possibilidades narrativas dos jogos digitais, especialmente a agência aplicada ao enredo, e criar uma alternativa à estrutura de roteiro tradicional. Para alcançar este objetivo, foi produzido Pax Azteca, um jogo de estratégia e exploração que coloca o jogador em um território desconhecido, onde encontra desafios diplomáticos e táticos enquanto navega diversas histórias simultâneas. Durante o processo de produção do jogo, foi feita a análise de jogos similares presentes no mercado e a estrutura tradicional de roteiros e uma alternativa foi elaborada e aplicada.
Abstract: Video games have the potential to create expansive worlds and to have multiple layers of complexity. Deep and meaningful stories are found in games since the 1980s decade and in recent years have become an essential part of successful titles. However, their narrative’s boundaries are still somewhat close to those found in cinema and television. A paradox is found when the player receives complete control over her character’s actions but is still unable to alter the course of that character’s story. This work suggests a reflection on the narrative affordances found in video games, in particular agency relative to the story, and aims to create an alternative to the traditional script structure. To reach this goal, Pax Azteca has been developed, a strategy and exploration game that places the player in an unknown land, where he finds diplomatic and tactical challenges while navigating multiple simultaneous stories. During the game’s production, similar games and the traditional script structure have been analysed, and an alternative was developed and applied.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Design



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.