Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29736
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_PedroFerreiraDeVasconcelos_tcc.pdf832,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Design de negócios : um estudo de caso de como uma empresa pode ser um projeto de design
Autor(es): Vasconcellos, Pedro Ferreira Lessa de
Orientador(es): Jardim, Symone Rodrigues
Assunto: Design de negócios
Gestão de projetos
Empresas
Data de apresentação: 10-Dez-2020
Data de publicação: 31-Jan-2022
Referência: VASCONCELOS, Pedro Ferreira Lessa de Vasconcellos. Design de negócios: um estudo de caso de como uma empresa pode ser um projeto de design. 2020. 45 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Design) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Neste projeto é descrito como foi o planejamento do projeto de design de negócios de uma encadernadora artesanal de Brasília e discute-se qual a importância de se pensar em empresas como um projeto de design a partir da análise do referido projeto. Dividido em 10 capítulos, esse trabalho traz a motivação do autor por trabalhar com negócios a partir da visão do design, porque uma empresa pode ser um projeto de design e a importância de se planejar o que será entregue no projeto de design de negócios. Este trabalho foi feito com base em observação de como o projeto de design de negócios da Peli foi feito e de conhecimentos adquiridos na faculdade, no mercado de trabalho e em livros lidos ao longo dessa jornada. A proposta principal é gerar um debate acerca da integração entre design, gestão e administração a partir de um case real de criação de uma empresa. Entretanto, como a empresa estudada não foi lançada até o fechamento deste relatório, entende-se que a discussão feita por esse trabalho é de cunho teórico e que para se validar o modelo usado no estudo é importante testar o que foi projetado no mercado. Logo, o modelo analisado não é uma verdade absoluta e nem uma regra, mas uma maneira como os projetos de design de negócios podem ser vistos sob outro ponto de vista, no caso o da equipe de projeto do case Peli.
Abstract: This project describes how the business design project of a handmade bookbinder from Brasília was planned and discusses the importance of thinking about companies as a design project based on the analysis of that project. Divided into 10 chapters, this work brings the motivation of the author for working with business from the design point of view, because a company can be a design project and the importance of planning what will be delivered in the business design project. This work was done based on the observation of how Peli's business design project was projected and knowledge acquired in college, in the market and in books read along this journey. The main proposal is to generate a debate about the integration between design, management and administration from a real case of creating a company. However, as the company studied was not launched until the closing of this report, it is understood that the discussion made by this work is of a theoretical nature and that in order to validate the model used in the study, it is important to test what is projected on the labor market. Therefore, the model analyzed is neither an absolute truth nor a rule, but a way in which business design projects can be seen from another point of view.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Projeto de Produto, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Design



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.