Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2971
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AldomirSilvadaSilva.pdf305,3 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMartins, Maria Helena da Silva-
dc.contributor.authorSilva, Aldomir Silva da-
dc.identifier.citationSILVA, Aldomir Silva da. Fatores estressores ocupacionais em uma agência bancária. 2011. 63 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011.en
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo principal identificar a possível existência de fatores estressores ocupacionais em uma agência bancária pertencente a uma instituição financeira pública. Como instrumento de pesquisa, utilizamos a EET (Escala de Estresse no Trabalho) proposta por PASCHOAL e TAMAYO no ano de 2004. Segundo os autores, comumente, os instrumentos utilizados para avaliar o estresse ocupacional consideram ou uma escala de estressores ou uma escala de reações e, quando consideram as duas, não estabelecem um nexo entre elas. A EET evita fazer duas avaliações separadas e considera a percepção do indivíduo.De acordo com os dados encontrados nos questionários aplicados, temos a falta de treinamentos como principal fator estressor ocupacional apontado pela equipe. Como segundo fator estressor, temos uma pequena diferença entre os indivíduos do sexo masculino e feminino. As mulheres apontam que o tempo insuficiente para realizar suas atividades é o que mais causa estresse. Já no grupo dos homens, a deficiência na divulgação das informações organizacionais é fator estressor ocupacional mais atuante neste grupo. A falta de treinamentos, principal fator estressor ocupacional desta equipe, é percebida como uma não valorização dos empregados por parte da gerência desta equipe. Este estressor foi encontrada nos dados da pesquisa e a percepção de não valorização ou reconhecimento pessoal, nos comentários informais deste grupo de colaboradores. Os resultados deste estudo comprovam a existência de fatores estressores ocupacionais nesta agência bancária. Assim, esta pesquisa sobre estresse ocupacional contribuiu para a produção acadêmica na área de gestão de pessoas e serve para subsidiar as ações dos gestores dentro uma instituição bancária.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordStress ocupacionalen
dc.subject.keywordBancosen
dc.titleFatores estressores ocupacionais em uma agência bancáriaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2012-02-24T12:54:15Z-
dc.date.available2012-02-24T12:54:15Z-
dc.date.issued2012-02-24T12:54:15Z-
dc.date.submitted2011-12-03-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2971-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons