Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Chaves, Gabriel Lyra | - |
dc.contributor.author | Matos, Daniel Andrade de | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Daniel Andrade de. Projetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativa. 2020. 101 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Design) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na área de desenvolvimento de jogos, é comum que se diga que metodologias iterativas foram usadas, porém não há clareza ou demonstração destas afirmativas. O presente trabalho tem como objetivo aplicar uma metodologia iterativa no desenvolvimento de mecânicas de um jogo, e por mecânica referindo-se a estabelecida pela estrutura conceitual do MDA (mecânica, dinâmica, estética) que define a mecânica como as regras do jogo, a dinâmica o comportamento do jogo enquanto é jogado e a estética a resposta emocional e as experiências do jogador enquanto joga. E esta metodologia iterativa consiste em uma iteração cíclica entre as etapas de conceitualização, prototipação, validação e avaliação, com o intuito de a cada ciclo o projeto é adaptado, a fim de atingir seu objetivo. Como resultado, obtém-se a adaptação e expansão de uma regra base, em um conjunto de mecânicas do jogo. Na conclusão, demonstra-se haver um delineamento difuso entre as etapas do ciclo de iteração, explicitando um comportamento sistêmico. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metodologia iterativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos - desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.title | Projetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-27T18:11:14Z | - |
dc.date.available | 2022-01-27T18:11:14Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-04 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29715 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the game development area, it is common to say that iterative methodologies were used, but there is no clarity or demonstration of these statements. The present work aims to apply an iterative methodology in the development of game mechanics, and mechanics referring here as established by the conceptual framework of MDA (mechanics, dynamics, aesthetics) that defines mechanics as the rules of the game, dynamics as the behavior of the game while it is being played and the aesthetics as the player's emotional response and experiences while playing. And this iterative methodology consists of a cyclic iteration between the stages of conceptualization, prototyping, validation, and evaluation, intending to adapt the project in each cycle, to achieve its objective. As a result, it is possible to adapt and expand a basic rule, in a set of game mechanics. In conclusion, it is demonstrated that there is a diffuse outline between the stages of the iteration cycle, explaining a systemic behavior. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Design
|