Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29704
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MarianaPereiraVianaValle_tcc (1).pdf3,82 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Adoção de embalagens plásticas sustentáveis agroalimentares : um estudo de caso no Mercado Malunga
Autor(es): Valle, Mariana Pereira Viana
Orientador(es): Santos, Patricia Guarnieri dos
Assunto: Embalagens sustentáveis
Plásticos - impacto ambiental
Responsabilidade social da empresa
Produtos orgânicos
Economia circular
Gestão de resíduos sólidos
Data de apresentação: 27-Out-2021
Data de publicação: 26-Jan-2022
Referência: VALLE, Mariana Pereira Viana. Adoção de embalagens plásticas sustentáveis agroalimentares: um estudo de caso no Mercado Malunga. 2021. 111 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O Brasil é um dos principais geradores de resíduo plástico no mundo, sendo esta uma crescente preocupação mundial devido ao impacto ambiental. A comercialização de produtos orgânicos do setor agroalimentar no varejo demanda a utilização de embalagens que protejam o produto, com o crescimento exponencial deste mercado ao longo dos últimos anos observa-se o aumento da geração destes resíduos, entrando em desacordo com as práticas da produção orgânica. Este estudo tem por objetivo analisar o processo de adoção de embalagens plásticas sustentáveis que surgem como alternativa de menor impacto ambiental através da análise da percepção dos consumidores em relação à aceitação desta nova embalagem. O método de pesquisa utilizado foi de uma pesquisa aplicada, descritiva, quali-quantitativa, cujo procedimento técnico foi o estudo de caso, com coleta de dados através de questionários e entrevistas, resultando em 499 questionários válidos e 8 entrevistas. Notou-se uma certa resistência por parte dos consumidores à utilização de embalagens plásticas sustentáveis, devido a má popularidade do plástico e, em consequência, uma maior popularização de embalagens biodegradáveis. Neste contexto, o varejo se adequa à demanda do consumidor e busca a utilização de embalagens sustentáveis como o papel e o papelão, impactando diretamente na realidade dos produtores e das cooperativas de reciclagem. É crescente a criação de iniciativas pelo mundo em busca da diminuição da geração de resíduos sólidos urbanos, como a popularização da economia circular que tem como foco a eliminação dos resíduos e circularidade dos materiais, além disso, mostra-se necessária a responsabilização por todos os atores da cadeia por este resíduo gerado e disseminação do conhecimento das alternativas existentes para a população.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.