Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29685
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GiampaoloDeAraujoLepore_tcc.pdf10,18 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMonteiro, Simone Borges Simão-
dc.contributor.authorLepore, Giampaolo de Araujo-
dc.identifier.citationLEPORE, Giampaolo de Araujo. Levantamento de requisitos para um sistema de apoio às disciplinas de PBL com a aplicação de Learning Analytics. 2021. 107 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é levantar requisitos para criar um sistema que possa apoiar as disciplinas que utilizam a metodologia Problem Based Learning (PBL), a fim de possibilitar um acompanhamento mais eficaz do desempenho do aluno ao longo da disciplina. O uso da metodologia PBL é amplamente difundido em várias universidades no mundo, contudo pesquisas apontam que os docentes apresentam dificuldades para acompanhar o desempenho dos alunos ao longo da disciplina. Um campo emergente, nomeado Learning Analytics (LA), tem por objetivo analisar os dados educacionais, e gerar informações sobre os alunos, e podem auxiliar o docente no processo de facilitação da aprendizagem. Portanto, a união entre PBL e LA mostrou-se promissora para resolver o problema de pesquisa. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e exploratório, por meio do estudo comparativo entre diversos sistemas selecionados em conjunto com a aplicação de questionário aberto, entre os docentes do departamento de Engenharia de Produção da Universidade de Brasília (UnB), que lecionam disciplinas PBL. Foram identificados 109 requisitos, que após priorização, o estudo apontou 65 requisitos obrigatórios, validados por um especialista, e que serão utilizados na primeira fase de implementação do sistema. Com os resultados apresentados o estudo poderá ser aplicado futuramente pelo projeto PUMA, uma iniciativa dos docentes do departamento de Produção da UnB, auxiliando professores e alunos na jornada de aprendizado das disciplinas PBL.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitários - desempenho acadêmicopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem baseada em projetospt_BR
dc.titleLevantamento de requisitos para um sistema de apoio às disciplinas de PBL com a aplicação de Learning Analyticspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-14T17:38:12Z-
dc.date.available2022-01-14T17:38:12Z-
dc.date.submitted2021-05-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29685-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The general objective of this study was to raise requirements to create a support system for the disciplines that use the Problem Based Learning (PBL) methodology, in order to enable a more effective monitoring of the student's performance throughout the discipline. The use of the PBL methodology is widespread in several universities around the world, however research shows that teachers have difficulties in monitoring students' performance throughout the discipline. An emerging field, named Learning Analytics (LA), aims to analyze educational data, and generate information about students, which assist the teacher in the process of facilitating learning. Therefore, the union between PBL and LA proved to be promising to solve the research problem. To achieve the proposed objective, a qualitative research of a descriptive and exploratory character was carried out, showing a comparative study between several systems selected. Together with an application of open questionnaires, among the professors of the Industrial Engineering department of the University of Brasília (UnB), who teach PBL courses. The objective was achieved through the survey of 109 requirements, which were prioritized due to the large quantity, ending the study with 65 mandatory requirements, validated by a specialist, and which will be used in the first phase of the system's implementation. The study may be applied in the future by the PUMA project, an initiative of the professors of the Industrial Engineering department at UnB.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.