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Título: Requisitos de interoperabilidade e qualidade de dados para a criação de recursos educacionais abertos conectados
Autor(es): Souza, Pamella Oliveira de
Orientador(es): Oliveira, Edgard Costa
Assunto: Dados abertos
Web semântica
Educação inclusiva
Data de apresentação: Mai-2021
Data de publicação: 4-Jan-2022
Referência: SOUZA, Pamella Oliveira de. Requisitos de interoperabilidade e qualidade de dados para a criação de recursos educacionais abertos conectados. 2021. 98 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Os Recursos Educacionais Abertos surgiram como uma proposta para impulsionar uma educação inclusiva e de qualidade. O movimento incentiva que conteúdos usados para aprendizagem, ensino e pesquisa possam ser acessados, adaptados e distribuídos livremente. Desde que foi criado, em 2002, a iniciativa vem ganhando entusiastas dentro da sociedade civil, empresas e governos. Entretanto, apesar da quantidade de conteúdos produzidos, não há um aproveitamento eficaz destes dados devido, principalmente, à falta de padronização dos recursos públicos na Web. A Web semântica se apresenta como uma solução para a problemática ao buscar conectar os dados através de padrões e protocolos que permitem que, não apenas humanos possam processar e mesclar os dados, mas também as máquinas. Dessa forma, a padronização de dados na web é essencial para a interoperabilidade e qualidade deste. Este trabalho tem por objetivo levantar requisitos que corroboram para a geração de Recursos Educacionais Abertos Conectados com qualidade e que sejam interoperáveis, de forma a otimizar o potencial de uso destes recursos. Para tal, foram pesquisadas boas práticas e padrões de interoperabilidade e qualidade para publicação de dados na web, elicitados requisitos para a geração de dados de acordo com as recomendações do W3C (World Wide Web Consortium) e, por fim, foi proposta a representação semântica para o registro de recursos educacionais tendo como base as necessidades do Projeto PUMA (Plataforma Unificada de Metodologia Ativa). Essa representação permitiu aplicar os requisitos listados e apoiará o projeto na criação de um banco de dados robusto e interoperável com outros conjuntos de dados. Para a construção da proposta, as informa- ções foram obtidas através de levantamento bibliográficos e entrevistas. A pesquisa foi classificada como de Natureza Aplicada, Forma de Abordagem Qualitativa, Objetivos Exploratórios e Procedimento técnico Pesquisa-Ação.
Abstract: Open Educational Resources emerged as a proposal to promote inclusive and quality education. The mo- vement encourages that learning, teaching, and research content to be able to be accessed, adapted and distributed freely. Since it was created in 2002, the initiative has been gaining enthusiasts within civil society, companies, and governments. However, despite the amount of content produced, there is no ef- fective use of this data due, mainly, to the lack of standardization of public resources on the Web. The semantic Web presents itself as a solution to the problem when trying to connect the data through stan- dards and protocols that allow not only humans to process and merge data, but also machines. Thus, the standardization of data on the web is essential for its interoperability and quality. This project aims to raise requirements that corroborate the generation of Connected Open Educational Resources with quality and that are interoperable, in order to optimize the potential use of these resources. To this end, good practices, interoperability, and quality standards for publishing data on the web were researched, requirements for data generation were elicited according to the recommendations of the W3C (World Wide Web Consor- tium) and, finally, the semantic representation was proposed for the registration of educational resources based on the needs of the PUMA Project (Unified Platform for Active Methodology). This representation allowed applying the listed requirements and will support the project in creating a robust and interoperable database with other datasets. For the construction of the proposal, the information was obtained through bibliographic surveys and interviews. The research was classified as Applied Nature, Qualitative Approach Form, Exploratory Objectives, and Action Research Technical Procedure.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2021.
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